13 Franquias de Jogos de Corrida que não podemos Esquecer

Graças a algumas franquias de jogos de corrida, os fãs da alta velocidade sempre tiveram opções para competir dentro do mundo dos games. Pois é! Desde as primeiras gerações de consoles, o automobilismo sempre foi muito bem explorado pelos desenvolvedores.

Obviamente, ao longo dos anos, algumas franquias acabaram se destacando mais do que outras e acabaram marcando os “currículos gamer” de muitos players. Contudo, infelizmente, algumas dessas opções não nos presenteiam com novidades há algum tempo e, por isso, acabam sobrevivendo apenas das glórias do passado.

De todo modo, o fato é que os jogos de corrida são presenças marcantes nas bibliotecas de jogos de muita gente. E foi pensando nisso que eu criei esta lista. Como irá notar, separei aqui 13 franquias que nenhum “piloto/gamer” pode ser dar ao luxo de esquecer… vamos acelerar?

Need For Speed

Para abrir esta lista com franquias de jogos de corrida, minha eleita foi a série Need For Speed, que teve seu primeiro título lançado em 1994. Além de ser uma das mais vendidas de todos os tempos, a franquia é uma das que mais possuem títulos.

De modo geral, os jogos da franquia Need For Speed focam em corridas de rua e, com o passar do tempo, esse conceito foi ganhando ainda mais apelo, graças à adição de elementos típicos de jogos de mundo aberto. Nos últimos anos, a série vem tendo altos e baixos, mas jamais deixou de ter fiéis seguidores.

Assetto Corsa

Jogos de Corrida

Apesar de ser uma franquia relativamente recente (lançada em 2013), a série Assetto Corsa já conseguiu chamar a atenção de muitos players, por oferecer uma premissa que encanta a todos os fãs de jogos de simulação. Isso mesmo! Os games dessa linha focam na promoção de experiências extremamente realistas.

Para os fãs da alta velocidade, as particularidades dos jogos da franquia Assetto Corsa são um “prato cheio”. Afinal, o gameplay é muito imersivo e sempre desafiador. Com toda a certeza, os jogos dessa série são perfeitos para quem deseja uma jogatina séria e sem “atalhos”. Muito bom!

Top Gear

Conforme eu destaquei no início do post, algumas franquias de jogos de corrida não trazem novidades há muitos anos e vivem apenas das “glórias do passado”. Nesse sentido, acredito que não exista melhor exemplo do que a lendária série Top Gear, que brilhou na década de 1990 e ainda hoje é lembrada com muito carinho.

A franquia Top Gear foi, durante muito tempo, a referência entre os jogos de corrida. Na verdade, ela é tão importante que chegou a influenciar alguns jogos indie recentes, como Horizon Chase. Todavia, após alguns fracassos no início dos anos 2000, nunca mais tivemos um novo título da série, o que é uma pena!

Test Drive

Falemos agora da franquia Test Drive, que havia sido “dada como morta”, mas receberá um novo título no futuro (se o projeto não for cancelado, é claro). O primeiro capítulo da história dessa série remete à década de 1980. Isto é, estamos falando de um conjunto de jogos clássicos.

Bem, durante um bom tempo, Test Drive marcou presença nas bibliotecas dos players, como o game com um Dodge Viper na capa. Em 2012, no entanto, a série recebeu seu último jogo e deixou muitas saudades. Por sorte, informações já pontuaram que um novo Test Drive: Unlimited chegará para PS5 e Xbox Series X | S. Vale a pena ficar de olho!

Burnout

Burnout, que teve seu primeiro título lançado em 2001, é mais uma franquia que não apresenta novidades há muito tempo (desde 2011), mas sempre é lembrada em listas com grandes jogos de corrida. Assim como Need For Speed, os jogos também dão enorme ênfase às corridas de rua e suas disputas são eletrizantes.

Como grande destaque da série, cito Burnout Paradise, que foi lançado em 2008 e, mesmo não tendo sido o último título da série, foi aquele que a levou ao seu ápice. O jogo é um exemplo de alta adrenalina e sua trilha sonora é um espetáculo à parte.

Project CARS

Dando uma pausa nas franquias que estão perdidas no passado, cito agora a série Project CARS, cujo terceiro título foi lançado recentemente e manteve o alto nível que conquistou muitos fãs. Essa é uma das séries mais recentes da lista, mas seu lugar por aqui é mais do que merecido.

Desde o primeiro título, que foi lançado em 2015, a franquia Project CARS tem se superado. Os jogos apresentam um alto nível de simulação, um visual impecável e modos de jogos que sempre garantem boas doses de diversão, com o pé no acelerador. Incrível!

Forza

Jogos de Corrida

No ponto médio desta lista, resolvi posicionar a franquia Forza, que possui duas séries em seu histórico (Motorsport e Horizon) e, desde 2005, vem gerando experiências ricas em construções requintadas e elementos de simulação. Ademais, a franquia já tem um novo capítulo a caminho e promete ser um dos símbolos do duelo PS5 vs Xbox Series X, ao rivalizar com o próximo Gran Turismo.

De qualquer forma, o fato é que os jogos das duas séries da marca Forza sempre encantam pelos aspectos visuais, pelos cenários incríveis, pelo alto nível de customização e pela ambientação, que nos dá uma amostra interessante de como funcionam os ecossistemas do mundo das corridas. Lenda!

Mario Kart

Jogos de Corrida

Inspiração de muitos jogos de corrida que seguem uma linha “mais bem-humorada”, a franquia Mario Kart, que nasceu em 1992, pode não ser um exemplo de gameplay realista, mas dificilmente é superada no quesito diversão. E só para constar, a série é uma grande recordista de vendas.

Curiosamente, os jogos da franquia Mario Kart seguem sempre a mesma fórmula, ou seja, os personagens do mundo do icônico Mario pilotando carros caricatos em disputas insanas. A grande diferença entre um jogo e outro está nas construções, que variam em função dos dispositivos. Detalhe: Mario Kart já é uma opção para quem curte jogos de celular, ok?

Carmageddon

Jogos de Corrida

Retornando ao “terreno dos clássicos”, esta lista estaciona agora na polêmica franquia Carmageddon. Sim, eu sei que os jogos dessa série são marcados por combates veiculares, mas, no fim das contas, chegar em primeiro lugar também é importante para a evolução nos games.

A história da franquia Carmageddon teve início em 1997 e seu alto nível de violência sempre foi uma característica marcante. No último título lançado até o momento, Carmageddon: Max Damage, a violência foi suavizada e o jogo ganhou um “ar cômico”. Mesmo assim, a diversão é constante.

Midnight Club

Outra franquia de jogos de corrida que sempre acaba sendo lembrada é Midnight Club, cujos títulos foram lançados entre 2000 e 2009 e sempre focaram em corridas ilegais disputadas nos mais variados cenários urbanos. Os games se passam em mapas que remetem a cidades reais, como Tóquio, Los Angeles e muitas outras.

Apesar de dar maior destaque para os carros, os jogos da franquia Midnight Club também chamam a atenção por dar espaço para corridas com motos. Em suma, a experiência geral nunca foi um exemplo de simulação muito realista, mas jamais deixou de ter seus atrativos.

Dirt

Jogos de Corrida

Saindo do asfalto e “caindo” na lama, chegamos agora à icônica franquia Dirt, que é uma das que mais têm se destacado nos últimos anos. Como o nome da série sugere, os jogos são mais voltados para o mundo dos rallies. Aliás, é bom destacar que os jogos Collin McCrae Rally fazem parte desse “pacote”.

Recentemente, Dirt vem sendo um nome bastante comentado, pois Dirt 5 está previsto para ser lançado no dia 12 de novembro e as prévias já indicaram que o game promete. Com toda a certeza, os jogos dessa série são opções incríveis para quem busca por velocidade e desafios extremos.

F1

Com títulos novos sendo lançados a cada ano, a franquia F1 é sempre uma boa pedida, quando a intenção é matar “a fome de velocidade”. E o mais interessante é que as versões atualizadas do game sempre conseguem adicionar alguma novidade, com o intuito de deixar a simulação e a experiência, como um todo, muito melhor.

Um bom exemplo dessa “constante evolução” é o recente F1 2020, que trouxe um visual repaginado e conseguiu inovar, com modos de jogo que garantem a gestão das equipes de uma forma jamais vista. Desse modo, as pausas entre as corridas podem ser muito bem aproveitadas.

Gran Turismo

Para arrematar esta lista com franquias de jogos de corrida, temos uma lenda conhecida como Gran Turismo. Essa é a série exclusiva mais antiga do PlayStation e, como todos já sabem, sua história com a máquina da Sony vai continuar na próxima geração (um novo Gran Turismo já foi anunciado).

Falar de Gran Turismo é “chover no molhado”, uma vez que a série sempre apresentou um alto nível em todos os quesitos. Em outras palavras, os jogos da franquia sempre exibem um visual impecável, um alto nível de simulação, muitos carros e muitos motivos para você sempre retornar às corridas.

Jogos de Corrida: belas opções para os fãs da alta velocidade!

Por mais que eu saiba que ainda há outras franquias de jogos de corrida igualmente importantes, acredito que a minha lista tenha sido suficiente para provar que os jogos desse tipo têm lugar cativo no coração e nas memórias dos fãs.

Particularmente, os meus favoritos desta lista são Forza e Need For Speed, mas tudo é uma questão de gosto, não é mesmo? Por esse motivo, antes de encerrar, gostaria de pedir para você citar, logo abaixo (no campo dos comentários), qual ou quais jogos de corrida você mais gosta. Posso contar com a sua colaboração? Agradeço. Até mais…

Deixe seu comentário!