PS5 vs Xbox Series X: análise e apostas para essa briga épica!

O “duelo” PS5 vs Xbox Series X vem sendo um dos assuntos mais falados no mundo dos games há algum tempo. E não é sem motivos. Afinal, as duas máquinas têm prometido levar a indústria para a nova geração, revolucionando, uma vez mais, a experiência dos players de todo o mundo.

Até o momento, tanto a Sony quanto a Microsoft já nos deram um “gostinho” daquilo que está por vir. Apesar de as estratégias dessas duas empresas serem bem diferentes, aquilo que foi apresentado já nos permite fazer uma análise inicial dos consoles, a fim de verificar qual opção merece maior atenção.

Bem, como já pôde perceber, é neste post que analisaremos o duelo PS5 vs Xbox Series X sob diversos pontos de vista. Desse modo, ao fim da leitura, você poderá ter uma noção clara do “poder de fogo” de cada um dos concorrentes… vamos começar?

As informações sobre o PS5

PS5 vs Xbox Series X

Para abrir o nosso processo de análise acerca do duelo PS5 vs Xbox Series X, resolvi apresentar algumas informações básicas sobre o vindouro console da Sony. Obviamente, iremos nos aprofundar nas especificações em um ponto mais avançado do texto.

Enfim, nesse primeiro momento, podemos dizer que a Sony vem adotando uma postura bastante defensiva em relação aos seu console. A quantidade de informações disponíveis não é tão grande quanto gostaríamos e alguns mistérios, como o preço e a data de lançamento do console, ainda persistem (até a data da publicação deste post, é claro).

De todo modo, observando de uma maneira superficial, aquilo que mais me chamou a atenção no PS5 foi o design do console. Sim! Após uma grande sequência de máquinas na cor preta, teremos um produto de coloração branca. Logicamente, esse aspecto renovado dividiu opiniões, mas eu adorei.

Outro ponto que merece destaque em uma análise primária é a quantidade de títulos que foram prometidos para o console. Nesse sentido, a única transmissão da Sony liberada até o momento já conseguiu criar uma ótima impressão (apresentarei alguns destaques ao longo do texto).

No que tange às funcionalidades, o PS5 merece ser enaltecido pela presença de um SSD que promete dar fim às telas de loading. E essa característica pode ampliar consideravelmente as possibilidades para os desenvolvedores e, por consequência, gerar experiências muito diferenciadas para os players.

Resumindo, o PS5 será muito bonito, terá belos jogos e alguns recursos dignos de uma “próxima geração”.

As informações sobre o Xbox Series X

Passando para o outro lado do duelo PS5 vs Xbox Series X, já encontramos maior facilidade para elencar aspectos positivos, mesmo em uma análise superficial. E isso acontece, pois a Microsoft têm dado muitas informações sobre o seu novo console. Aliás, até mesmo o preço da máquina e a sua data de lançamento já são informações conhecidas.

Isso mesmo! O Xbox Series X será lançado no dia 10 de novembro e custará 499 dólares (cerca de 2.640 reais, pela cotação atual). Como você pode imaginar, a carga tributária aqui do Brasil irá deixar tudo muito mais “salgado”. No entanto, é inegável que o preço está bem atrativo.

Vale destacar também que o Xbox Series X terá uma versão mais acessível. Essa versão, chamada Xbox Series S, também será lançada no dia 10 de novembro e custará 299 dólares (algo próximo de 1.580 reais, pela cotação atual).

Agora, indo para uma análise primária do console, posso dizer que o “design de caixa” (embora eu tenha gostado) gera controvérsias e não tem “cara de nova geração”. Apesar disso, já se sabe que o console será o mais poderoso, em uma comparação técnica com o PS5.

Em relação aos títulos apresentados até o momento, as novidades não chegam a ser tão impactantes quanto as do PS5, mas temos destaques bastante promissores. Ademais, a presença do Xbox Game Pass (que receberá títulos do EA Play) também tem seu peso.

Em suma, o Xbox Series X será uma máquina extremamente poderosa e relativamente acessível.

PS5 vs Xbox Series X: batalha de especificações

Para quem gosta de números e quadros comparativos, podemos avançar agora para uma análise do duelo PS5 vs Xbox Series X seguindo por esse viés. Nesse caso, como eu apontei logo acima, o console da Microsoft tem certa vantagem, mas as máquinas estão bem equilibradas, em termos de “poder de fogo”. Confira…

QuesitosPlayStation 5Xbox Series X
Processador (CPU)AMD com arquitetura Zen 2, octa-core a até 3,5 GHzAMD com arquitetura Zen 2, octa-core a 3,8 GHz
Chip gráfico (GPU)AMD com arquitetura Radeon RDNA 2 com frequência de 2,23 GHzAMD com arquitetura Radeon RDNA 2 com frequência de 1,825 GHz
Teraflops10,28 Tflops com 36 unidades de computação12 Tflops com 52 unidades de computação
Memória RAM16 GB GDDR6 a 448 GB/s16 GB GDDR6 (10 GB a 560 GB/s e 6 GB a 336 GB/s)
Armazenamento InternoSSD de 825 GBSSD de 1 TB
Velocidade de Transmissão5,5 GB/s (tamanho original), 8 a 9 GB/s (com compressão)2,4 GB/s (tamanho original) ou 4,8 GB/s (com compressão)
Drive ÓpticoBlu-ray 4K UHDBlu-ray 4K UHD
Resolução4K até 120 FPS, com suporte a 8K4K até 120 FPS, com suporte a 8K
Ray TracingSuportaSuporta

Como pôde perceber, analisando cada um dos aspectos apresentados acima, verificamos que, no somatório final, o Xbox Series X acaba tendo mais pontos superiores em relação ao PS5 (na teoria). Ainda assim, diante desse quadro comparativo eu diria que a conclusão mais óbvia seria declarar um “empate “técnico”.

Outro ponto que merece atenção é a presença da tecnologia Ray Tracing. Essa tecnologia promete elevar o nível de imersão da jogatina a outro patamar, já que ele tem um impacto profundo nas relações da luz com os gráficos e pode gerar construções cada vez mais realistas.

Detalhe: Se você deseja saber o que é Ray Tracing em maiores detalhes, é só ficar aqui no site da V7 Games (após a leitura deste texto) e conferir o post que lançamos sobre o assunto.

PS5 vs Xbox Series X: títulos a caminho…

Finalizada a análise técnica, podemos avançar para um dos aspectos mais importantes do duelo Ps5 vs Xbox Series X, ou seja, os títulos que marcarão presença nas duas máquinas.

Em relação a esse ponto, o PS5 leva uma ligeira vantagem, já que a sua primeira apresentação de títulos foi recheada de revelações bombásticas e contou com alguns exclusivos que dispensam comentários. Mesmo assim, a briga também ficará boa nesse quesito. Confira cinco destaques “de cada lado”…

Horizon Forbidden West (PS5)

PS5 vs Xbox Series X

A sequência do aclamado Horizon Zero Dawn, intitulada Horizon Forbidden West está prevista para ser lançada em 2021 e já está deixando muita gente “no hype”. O game promete fazer uso de todo o poder do PS5 para oferecer uma experiência em mundo aberto extremamente inovadora.

Em Horizon Forbidden West, os players irão assumir o papel da icônica Aloy mais uma vez e acompanharão a jornada da heroína por um cenário pós-apocalíptico desolador. O game é classificado com um Action RPG de mundo aberto e seu trailer de revelação apresentou cenários “de tirar o fôlego”.

Senua’s Saga: Hellblade II (Xbox Series X)

Do lado do Xbox, outra heroína que irá retornar é Senua. A guerreira irá protagonizar o promissor Senua’s Saga: Hellblade II, que está previsto para ser lançado ainda em 2020. O game foi um dos primeiros títulos a serem confirmados para o novo console da Microsoft. Logo, é possível que a estreia fique de acordo com as promessas feitas pela Ninja Theory.

Senua’s Saga: Hellblade II também será um Action RPG com cenários incríveis. Assim como o seu antecessor, o título promete oferecer um gameplay no qual a experiência sonora tem um impacto muito grande na imersão. Com toda a certeza, essa será um dos grandes jogos de estreia da próxima geração de consoles.

Spider-Man: Miles Morales (PS5)

PS5 vs Xbox Series X

Outro exclusivo do PS5 que conseguiu criar grande expectativa foi Spider-Man: Miles Morales, que está previsto para ser lançado ainda em 2020. O jogo dividiu opiniões por não ter o personagem Peter Parker como protagonista, mas exibiu o mesmo requinte do aclamado Marvel’s Spider-Man, de 2018.

Como o nome do game sugere, Spider-Man: Miles Morales terá o jovem Miles Morales como o protagonista de uma história que tem início um ano após os eventos do jogo de 2018. A novidade, como eu destaquei, dividiu opiniões, mas também criou muita curiosidade. Vale a pena aguardar com atenção.

Halo Infinite (Xbox Series X)

PS5 vs Xbox Series X

Falando em novidades polêmicas, temos Halo Infinite, que chega para dar continuidade a uma “franquia institucional do Xbox”. O título estava previsto para fazer sua estreia juntamente com o novo console, mas a reação dos fãs às prévias do game não foram boas e o adiamento (para deixa o jogo mais polido) foi inevitável.

Halo Infinite está sendo tratado como “o melhor Halo de todos os tempos” pelos desenvolvedores e, por isso, merece ser acompanhado de perto. Pelo que já pudemos ver, o projeto tem seus atrativos, mas uma boa dose de problemas também. Assim, só nos resta torcer para que esse game fique à altura das nossas expectativas.

Gran Turismo 7 (PS5)

PS5 vs Xbox Series X

PlayStation e Gran Turismo são dois nomes que jamais caminham de forma separada. Por isso, quando temos um novo console, temos um novo game. E essa situação persistirá por mais uma geração, já que Gran Turismo 7 será lançado no futuro e promete levar as corridas virtuais para outro universo.

Por enquanto, não temos grandes detalhes sobre o jogo, salvo um trailer de revelação, mas a franquia Gran Turismo é tão impecável que não podemos esperar nada a não ser um grande título. Gran Turismo 7 já apresentou alguns detalhes que remetem a outros clássicos da franquia e é mais um nome a ser acompanhado de perto.

Forza Motorsport (Xbox Series X)

Para os fãs da alta velocidade, do PS5 ou do Xbox Series X, a nova geração já começou bem. Se Gran Turismo 7, do lado da Sony, está a caminho, o lado da Microsoft terá a estreia do promissor Forza Motorsport, que também não tem uma data de lançamento definida e apresentou alguns poucos detalhes.

Ao que parece, Forza Motorsport irá promover um reboot na subsérie Motorsport, já que a ausência de um número no título sugere o recomeço. Em seu trailer de revelação, o game apresentou gráficos impactantes que fazem bom uso da tecnologia Ray Tracing.

Ratchet & Clank: Rift Apart (PS5)

Ratchet & Clank: Rift Apart, que ainda não tem uma data de lançamento definida, é um dos títulos exclusivos do PS5 que mais têm funcionado como “garoto propaganda” do vindouro console. As construções do game parecem ser perfeitas para exibir o poder do SSD customizado da máquina da Sony.

Além do mais, Ratchet & Clank: Rift Apart pertence a uma franquia de jogos de aventura muito amada e conseguiu criar certo mistério, graças aos trailers apresentados até o momento. O jogo já deixou a sua proposta muito clara e tende a ser um grande sucesso.

Avowed (Xbox Series X)

PS5 vs Xbox Series X

Ao contrário de Ratchet & Clank: Rift Apart, Avowed é um título que não foi muito explorado pela Microsoft, mas é um dos que mais incitam a curiosidade dos players. Nesse caso, o apelo do game está relacionado com o fato de que a sua desenvolvedora, a Obisidian Entertainment, é uma referência, quando o assunto é criar jogos de RPG.

Avowed ainda não tem uma data de lançamento definida e tudo que se sabe sobre a aventura é que ela será aproveitada sob uma perspectiva de primeira pessoa. De qualquer forma, se o game for como uma espécie de The Outer Worlds (uma das surpresas de 2019) teremos um grande título nas mãos.

Demon’s Souls (PS5)

Para arrematar a rodada de grandes promessas para o PS5, temos a versão remake de Demon’s Souls, que será exclusiva do console da Sony, mas ainda não tem uma data de lançamento definida. E mais, o game será uma produção da Bluepoint Games, que é uma expert em remakes e remasters.

Mesmo sendo uma versão repaginada de um game clássico, Demon’s Souls justifica as altas expectativas. O game original é um dos principais responsáveis pela popularização do gênero Souls-Like e todos estão querendo saber como a fórmula desses games será aproveitada na próxima geração de consoles.

Fable (Xbox Series X)

No ponto final da rodada de promessas para o Xbox Series X, também temos um nome clássico. Por mais que apenas um curto teaser tenha sido apresentado, a promessa de um novo Fable já conseguiu deixar muitos fãs empolgados. E tudo indica que esse será um novo começo para essa lenda dos games.

De acordo com as informações presentes no site do Xbox, Fable será um novo início para os fãs da franquia. O game promete levar os players para um mundo cheio de criaturas fantásticas e promover uma jornada realmente “role-playing”. Sendo assim, esse é mais um título que justifica todo o hype.

Quem será o vencedor do duelo PS5 vs Xbox Series X?

Considerando todos os aspectos elencados neste texto, acerca do duelo PS5 vs Xbox Series X, podemos dizer que a briga na próxima geração de consoles, em teoria, será bastante equilibrada. Afinal, diante dos “pontos fracos” do console da Sony, o console da Microsoft se destaca, mas, no caso contrário, isso também é verificado.

No fim das contas, acredito que só o tempo poderá dizer qual será o grande vencedor do duelo PS5 vs Xbox Series X. Particularmente, há algo no Xbox Series X que me chama mais atenção (lembrando que eu só jogos nos PCs), mas o PS5 está no lado que vem vencendo todas as batalhas há muito tempo. Portanto, temos que ficar de olho em tudo e ver como cada um dos concorrentes irá se sair. Até mais…

Deixe seu comentário!