Genshin Impact: de “Clone de Breath of The Wild” a Aventura Promissora

No ano passado, durante o evento China Joy, a história do projeto Genshin Impact começou de uma forma um tanto quanto polêmica. Nesse evento, um fã da franquia The Legend of Zelda acusou o game de ser uma cópia de Breath of the Wild e ficou tão revoltado que quebrou um PS4 que estava em exposição.

Logicamente, esse acontecimento se tornou notícia em todo o mundo e acabou ajudando Genshin Impact a entrar nos “radares dos players”. Daí, com o passar do tempo, novos detalhes do jogo foram revelados e, embora a semelhança com o game da Nintendo fosse visível, o game começou a se destacar “por si mesmo”.

Agora, o lançamento do projeto está próximo e as expectativas para essa estreia são bem grandes, especialmente por parte dos fãs de jogos de RPG. Sabendo disso, resolvi criar este pequeno preview para que você possa ter uma noção clara de tudo que Genshin Impact tem a oferecer… vamos começar?

Genshin Impact

Genshin Impact: o Resumo da Obra

Como eu destaquei, a história de Genshin Impact teve início com acusações de que o game era uma “cópia chinesa” de The Legend of Zelda: Breath of the Wild. E, sinceramente, não dá para negar que as construções do vindouro game remetem ao melhor jogo do ano de 2017.

Felizmente, por conta dessas semelhanças, entender a proposta de Genshin Impact fica muito mais fácil. Afinal, assim como de The Legend of Zelda: Breath of the Wild, o game chinês será um Action RPG que se passa em um grande mundo aberto e exibe cenários estonteantes.

Nesse sentido, o jogo acaba se destacando por focar bastante na exploração e por apresentar mecânicas que se adaptam aos obstáculos dos biomas. Isto é, os players poderão escalar, nadar, planar, correr, etc. Tudo isso, claro, para aproveitar as maravilhas e os desafios do enorme mundo de Teyvat.

Apesar de essa base “estilo Zelda” ser fundamental para o apelo do jogo, outros detalhes sugerem que a aventura será muito mais do que uma mera cópia. Para você ter uma ideia, em Genshin Impact, os players poderão controlar até quatro personagens e terão a chance de desbloquear até 30 heróis distintos.

O título também contará com alguns sistemas “in-game” que remetem a outras grandes franquias. O sistema de culinária, por exemplo, segue uma ideia muito próxima àquela apresentada pelos jogos da série Tales of, que é uma das gigantes do gênero J-RPG.

Resumindo, Genshin Impact promete uma odisseia grandiosa e tem sim uma inspiração evidente em de The Legend of Zelda: Breath of the Wild, mas, ao que tudo indica, irá muito além disso.

Destaques de Genshin Impact

Agora que você já tem uma ideia geral sobre o projeto Genshin Impact, posso começar a falar sobre alguns destaques que já são conhecidos, em relação ao gameplay e à estrutura do jogo. Acompanhe…

As semelhanças com The Legend of Zelda: Breath of the Wild

Por mais que Genshin Impact já tenha exibido características originais e prometido algumas mecânicas bem singulares, acredito que a “sombra de The Legend of Zelda: Breath of the Wild” sempre irá acompanhar o título. Nesse caso, se pararmos para pensar, isso pode até ser uma coisa boa.

Veja bem, em 2017, de The Legend of Zelda: Breath of the Wild despontou como um dos jogos mais interessante dos últimos tempos. O game recebeu aclamação universal e conseguiu recolocar a franquia da Nintendo em uma posição de destaque, junto a outras séries lendárias.

Assim sendo, um game que se inspira em um projeto de tamanho sucesso, só pode estar mirando em um padrão muito elevado de qualidade. Sendo cópia ou não, o fato é que Genshin Impact tem exibido lindos cenários, um mundo aberto encantador e outros elementos que o tornam uma opção promissora.

Além do mais, é sempre bom lembrar que de The Legend of Zelda: Breath of the Wild é um jogo exclusivo do Nintendo. Logo, Genshin Impact, que estará disponível para todas as plataformas, será uma chance para outros players entenderem por qual razão a fórmula de Breath of the Wild fez tanto sucesso.

E só para arrematar esse tópico, é sempre bom destacar que a Nintendo é, muito provavelmente, a empresa “mais linha dura”, quando o assunto é a proteção das suas IPs. E se a empresa japonesa até permitiu uma versão para o Nintendo Switch, quem pode acusar o game de ser uma cópia?

Genshin Impact

Visual

Deixando as comparações com Breath of the Wild para trás, podemos focar em um dos pontos que mais chamam a atenção, em relação a Genshin Impact, ou seja, a parte visual.

Até o momento, todas as exibições do game deixaram claro que esse aspecto é um dos grandes pontos fortes do projeto. Tanto os personagens, quanto os cenários e os planos de fundo são belíssimos e seguem um estilo voltado para o lado dos animes japoneses.

Genshin Impact

Aliás, em alguns momentos, o game passa uma forte “impressão de Ni No Kuni”, o que é ótimo, já que essa é mais uma franquia que sempre é reconhecida pela grande beleza das suas construções.

Em síntese, o visual é um elemento muito importante no apelo do game, já que ele dá ao mundo fantasioso de Teyvat um aspecto mágico, que provavelmente dará aos players uma enorme vontade de explorar todos os cantos.

Premissa e ambientação

Muito por conta do enorme apelo visual do game, a ambientação de Genshin Impact também acabará funcionando como um destaque. Conforme eu já pontuei, a aventura se passará em um mundo aberto e fantasioso, conhecido como Teyvat.

Nesse mundo, algumas pessoas especiais são escolhidas pelos Deuses para atuarem como portadoras de pedras mágicas e cheias de poderes baseados nos elementos da natureza. Em outras palavras, a premissa básica envolve ideias relacionadas a divindades e poderes mágicos.

Outro ponto que merece ser destacado, em relação à premissa do jogo, é o seu respeito ao termo “role-playing”. Isso fica evidente ao observamos que o personagem principal é um viajante desconhecido (que pode ser homem ou mulher) e cabe aos players interpretarem esse papel durante o desenrolar da história.

Genshin Impact: o que podemos esperar?

Genshin Impact está previsto para ser lançado no dia 28 de setembro para os consoles e como uma opção entre os jogos de celular. E, claro, diante de tudo que eu apresentei ao longo deste post, acredito que vale a pena observar este título com grande atenção.

Quem souber analisar a história de “cópia do Breath of the Wild” de uma forma positiva, entenderá que Genshin Impact pode ser uma alternativa ao lendário jogo da Nintendo, assim como Temtem é uma versão alternativa aos jogos da franquia Pokémon.

O projeto Chinês conta com um visual belíssimo e aspectos que o colocam entre uma das boas opções para os fãs de jogos de RPG, de mundo aberto, exploração, aventura, etc. Então, acredito que podemos esperar uma jornada épica por um mundo mágico e cheio de desafios.

Para arrematar, gostaria de deixar aqui um pedido… se puder compartilhar o post e deixar as suas impressões acerca de Genshin Impact, no campo dos comentários, ficarei muito grato, pois assim terei a noção de que mais pessoas terão a chance de conhecer o projeto e analisá-lo sob um ponto de vista positivo. Até mais…

Deixe seu comentário!