Jogos de Sobrevivência: 22 Desafios para os seus Instintos!

Nos últimos anos, os chamados jogos de sobrevivência têm se tornado cada vez mais populares junto aos players. Esses games se destacam por apresentarem construções oriundas dos mais diversos gêneros, em conjunto com belos mundos e premissas capazes de justificar a constante luta pela vida.

Isto é, esses jogos oferecem uma experiência diferenciada e altamente imersiva, para todos os players que gostam de testar os próprios instintos. Além disso, as variações, em termos de temáticas, são bem interessantes. E isso, dá aos players um grande número de opções a escolher.

Diante disso, resolvi criar este post para lhe apresentar 22 belos jogos de sobrevivência. Conforme irá notar, montei uma seleção de respeito, com alternativas que podem ser aproveitadas até mesmo por quem busca por jogos para PC fraco. Então, não deixe de conferir até o fim, ok? Vamos lá!

Ark: Survival Evolved

Jogos de Sobrevivência

Para abrir esta lista com belos jogos de sobrevivência, meu eleito é o ótimo Ark: Survival Evolved, de 2015. Esse game, que carrega a palavra sobrevivência até no título, sintetiza perfeitamente (e com requintes de crueldade) todas as principais características dos jogos desse segmento.

De modo geral, Ark: Survival Evolved coloca os players em uma ilha repleta de criaturas pré-históricas e dá a eles nada mais do que alguns poucos recursos e um desejo de boa sorte. O título ainda permite que algumas criaturas sejam domadas, o que é um desafio adicional bem interessante. Belo jogo!

Don’t Starve

Jogos de Sobrevivência

Como não poderia deixar de ser, o grupo dos jogos indie também oferece aos players algumas boas opções, em termos de lutas pela vida. Nesse caso, destaco o excelente Don’t Starve, de 2013. Esse game é outro grande exemplo para a nossa lista e um destaque, quando o assunto é desafiar os players.

Em Don’t Starve, os players “caem” em um mundo sombrio e assumem o controle do curioso Wilson. Para garantir a sobrevivência desse caricato personagem, a coleta de recursos e a manutenção da saúde são essenciais. E isso, claro, não é nada fácil.

Left 4 Dead 2

Como eu destaquei, lá no início do post, os jogos de sobrevivência costumam apresentar temáticas e premissas bem variadas. Contudo, é inegável que a ideia de um apocalipse zumbi parece ter sido criada exatamente para esse tipo de jogo. Por isso, jogos como Left 4 Dead 2, existem aos montes.

Ainda assim, esse título em particular chama bastante atenção por seu gameplay movimentado, pelo co-op e pelas construções típicas de jogos de ação em primeira pessoa. Left 4 Dead 2 é aquele jogo que consegue elevar o nível de adrenalina ao máximo.

Grounded

Jogos de Sobrevivência

Apesar de apresentar uma pegada no estilo do filme “Querida, Encolhi as Crianças”, Grounded (de 2020) é um jogo muito divertido e cheio de surpresas, que promove uma ferrenha luta pela sobrevivência em um jardim habitado por “feras minúscula”, provando que perspectiva é tudo!

O grande destaque em Grounded é a sua premissa. No game, os players assumem o papel de crianças que foram encolhidas e precisam “se virar” para ficar a salvo em um jardim. Logicamente, o jardim, que é o lar de insetos “terríveis”, se apresenta como um ambiente hostil e desafiador.

Terraria

Jogos de Sobrevivência

Falemos agora de um dos clássicos entre os jogos de sobrevivência. Sim, Terraria, de 2011, pode ser considerado como uma espécie de precursor dos jogos desse tipo. Mesmo com suas construções simples, o game é rico em ideias criativas e consegue manter os players entretidos por muitas horas.

De uma forma bem resumida, Terraria “joga” os players em cenários cheios de perigos e não para de enviar desafios nem por um momento. Para contornar as adversidades, muitas habilidades e o bom uso das mecânicas sandbox são as ações mais adequadas. Sem dúvidas, um dos melhores games do tipo.

Rust

Jogos de Sobrevivência

No início, Rust (de 2013, com lançamento oficial em 2018) surgiu como uma simples cópia do ótimo Dayz (que já era um mod do jogo ARMA 2). Porém, durante a sua longa estadia no regime Early Access, o game foi recebendo muitos ajustes e acabou se tornando uma bela opção.

Dentre os seus principais destaques, Rust conta com um belo sistema de craft e promove um gameplay que remete a belos jogos de FPS. A aventura se passa em um cenário pós-apocalíptico, no qual a escassez de recursos e os demais sobreviventes são as maiores ameaças.

The Forest

Jogos de Sobrevivência

Dentre todos os jogos exibidos nesta lista, The Forest, de 2018, é aquele que apresenta a premissa mais realista de uma luta pela sobrevivência. Afinal, o game coloca os players na pele de sobreviventes de um desastre aéreo, que despertam em uma floresta logo após a tragédia que os acometeu.

Ainda que a ideia seja um clichê, dentro do gênero, é inegável que a execução merece todas as honrarias. The Forest promove uma experiência altamente imersiva, que exerce uma enorme pressão psicológica sobre os players. Esse é um dos meus favoritos nesta lista.

Subnautica

Quem observa o lindo Subnautica (de 2018), apenas sob o ponto de vista do visual, geralmente não se dá conta de que o jogo também é uma opção perigosa para os sobreviventes de plantão. Certamente, o ambiente desse game é tão lindo quanto aterrorizante.

Ao embarcar na jornada promovida por Subnautica, os players devem estar prontos para explorar um mundo alienígena que está localizado em águas profundas e escuras. Para quem busca por experiências diferenciadas e bastante imersivas, esse é um título obrigatório.

RimWorld

Continuando com a “pegada” sci-fi, cito agora o incrível RimWorld, que foi lançado em 2018, graças a um longo período no regime Early Access e a uma campanha de financiamento coletivo bem-sucedida, no Kickstarter. Por mais que seja um game simples, suas mecânicas inteligentes “dão conta do recado”.

O jogo se passa sob uma perspectiva top-down e apresenta uma colônia espacial em processo de criação. Com o passar do tempo, os players vão aprimorando a colônia e melhorando as condições de vida no perigoso planeta alienígena. Não deixe de dar uma olhada nessa opção.

Raft

Raft, que surgiu em 2018 (ainda em Early Access), é outro game que chegou para trazer um “ar de novidade” para o segmento dos jogos de sobrevivência. Com mecânicas arrojadas e uma curiosa ideia de sobreviver em “jangadas”, o game tem um “estilo náufrago” que consegue arrebatar muitos players.

Ainda que os gráficos de estilo caricato suavizem um pouco a aventura, Raft é marcado por grande perigos em alto mar. Além disso, o título oferece algumas opções interessantes para a customização das “jangadas”. Com toda a certeza, esse game peculiar consegue garantir boas horas de diversão.

The Long Dark

Jogos de Sobrevivência

Fechando a primeira metade desta lista com belos jogos de sobrevivência, temos The Long Dark. Lançado em 2017, esse título se apresenta como mais um opção realista, cuja premissa poderia ter sido aproveitada facilmente para gerar filmes ou jogos de terror.

Em suma, The Long Dark se passa em área inóspitas, nas quais a luz do sol chega com muita dificuldade. Por conta disso, temperaturas baixas, neve e animais típicos desses climas, fora a escassez de recursos, são os grandes desafios. Esse game é uma verdadeira luta entre “homem e natureza”.

Starbound

Iniciando a sequência da segunda metade desta lista, temos o meu adorado Starbound. Esse título, que foi lançado em 2016, guarda muitas semelhanças com o aclamado Terraria (que já citei nesta lista), mas merece atenção por suas ideias diferenciadas e sua temática sci-fi.

Starbound é, essencialmente, um jogo de exploração espacial. A bordo de uma nave (que pode ser customizada), os players devem fazer de tudo para sobreviver aos desafios impostos pelos mais variados biomas. O título está cheio de atrativos e, por conta disso, não pode ser deixado de lado!

7 Days To Die

7 Days To Die, de 2013 (ainda em Early Access), é mais um título que aposta na ideia do apocalipse zumbi, mas a explora de uma forma diferenciada, destacando-se em meio a uma premissa “já batida”. E a singularidade do game está em seu gameplay, que mescla elementos de diversos gêneros.

Para você ter uma ideia, 7 Days To Die apresenta construções típicas de jogos de FPS, survival horror, defesa de torres, sandbox e, por que não dizer, de jogos de RPG. E essa combinação, feita de uma forma muito eficiente, transforma o game em um verdadeiro desafio para os mais fortes.

Dying Light

Jogos de Sobrevivência

Também se aproveitando da ideia do apocalipse zumbi de uma forma inteligente, Dying Light, de 2015, é outra opção que merece destaque nesta lista. Com sua perspectiva em primeira pessoa e muitos elementos de jogos de ação, o game se apresenta como uma alternativa bem movimentada e eletrizante.

No que diz respeito aos seus destaques, Dying Light oferece um gameplay dinâmico, no qual a transição entre dia e noite acaba alterando a interação. Durante o dia, os players são os caçadores. Durante a noite, eles são a caça. E é nesse contexto que muitas emoções eclodem.

Risk of Rain 2

Jogos de Sobrevivência

Por mais que muita gente acabe classificando Risk of Rain 2 como um shooter de terceira pessoa, é inegável que esse game (lançado em 2020),  ao colocar os players no meio de um planeta alienígena, promove uma desafiadora luta pela sobrevivência.

Exibindo um estilo visual diferenciado e muito bonito, Risk of Rain 2 é a opção perfeita para quem busca um jogo de sobrevivência com uma “pegada” mais voltada para o lado da ação. Sendo assim, se você gosta de jogos de tiro, sugiro que não deixe de conferir essa opção!

A Plague Tale: Innocence

A Plague Tale: Innocence é aquela opção ideal para quem gosta de jogos de sobrevivência, mas não abre mão de uma bela narrativa. A história desse game, que fez a sua estreia em 2019, se passa em 1348, em uma Europa tomada pela Peste Negra e aterrorizada pela Inquisição.

Reunindo elementos de diversos gêneros e apresentando a trama com um requinte digno do cinema, A Plague Tale: Innocence foge um pouco ao padrão específico dos jogos desta lista, mas seu apelo é tão grande, que eu não poderia deixar de apresentá-lo. Um jogo impecável!

Darkwood

Com sua perspectiva top-down e sua ambientação sombria, Darkwood (de 2017) surge como mais uma experiência diferenciada e imperdível para agregar valor a esta lista de jogos de sobrevivência. O game exerce uma enorme pressão psicológica e consegue deixar os players com os nervos “à flor da pele”.

Cabe ressaltar que o game segue uma linha mais voltada para o gênero survival horror, mas o gameplay exibe mecânicas de exploração, coleta de recursos, criação de esconderijos, etc. Esses sistemas são muito bem construídos e garantem uma experiência diferenciada e imperdível.

Arida: Backland’s Awakening

Jogos de Sobrevivência

Provando que os jogos brasileiros têm se tornado opções cada vez mais interessantes, Arida: Backland’s Awakening, que foi lançado em 2019, surge como mais um belo título dentro do grupo dos jogos de sobrevivência. E para nós, que somos brasileiros, o ambiente é bem conhecido.

Toda a aventura se passa no sertão nordestino e acaba funcionando como uma simulação da dura vida levada pelos habitantes dessa região do país. Arida: Backland’s Awakening oferece um gameplay cheio de recursos, mas também encanta por sua bela narrativa. Grande game!

Astroneer

Astroneer é aquele tipo de jogo cujo visual “bonitinho” acaba suavizando um pouco a dura realidade. O título, que fez a sua estreia em 2016, coloca os players na pele de um explorador espacial, que resolve “varrer o universo” à procura de riqueza (uma “releitura da Corrida do Ouro”).

Como a exploração em Astroneer é o ponto alto, o jogo é marcado por apresentar cenários exuberantes e perigos inimagináveis. E sim, a beleza dos ambientes deve ser observada com atenção, embora os players devam sempre estar em estado de alerta, já que sempre há uma surpresa indesejada à espreita.

Project Zomboid

Jogos de Sobrevivência

Quem assistiu ao filme Zumbilândia encontra no excelente Project Zomboid, de 2013 (ainda em Early Access), uma espécie de versão interativa. “Digo” isso, pois o game se passa em ambientes urbanos normais, que são marcados pela presença de hordas de zumbis vagando pelas ruas.

Project Zomboid apresenta construções isométricas bem simples, mas seu nível de realismo (dentro do que se espera de um apocalipse zumbi) é altíssimo. Além do mais, a perspectiva nos dá uma visão geral do contexto do ambiente, o que pode aumentar ainda mais a sensação de desespero.

Fallout Shelter

A franquia Fallout é famosa por seus games de RPG, estratégia e ação, mas, por meio de Fallout Shelter, o mundo pós-apocalíptico da série é explorado de uma forma diferenciada e muito interessante. O jogo foi lançado em 2018 e consegue fazer os players experimentarem a difícil vida nas famosas “vaults”.

Dotado de um visual simples e com um estilo um tanto quanto cômico, Fallout Shelter consegue prender a atenção por oferecer mecânicas de gerenciamento, exploração, busca por recursos e muito mais. O jogo parece “bobinho”, mas sempre surpreende quem decide experimentá-lo.

This War of Mine

Para colocar um ponto final nesta lista cheia de belos jogos de sobrevivência, meu escolhido é o emocionante This War of Mine, de 2014. Esse é um dos jogos mais impactantes que eu já joguei, pois ele retrata fatos inspirados na vida real e nos dá uma pequena amostra de como uma guerra pode ser brutal.

Inspirado em eventos da Guerra da Bósnia, This War of Mine coloca o player no comando de civis, que sofrem com um cerco e colocam suas vidas em risco para buscar recursos. O que chama a atenção no título é o fato de as escolhas tomadas incitarem muitas reflexões na mente de quem joga. Esse jogo é uma obra de arte!

Jogos de sobrevivência: vai colocar os seus instintos à prova?

Chegamos ao fim de mais uma das belas listas do site V7Games e tenho certeza de que a minha seleção irá lhe ajudar a explorar um tipo de jogo que teve um ganho de popularidade enorme nos últimos anos. Isso mesmo! Os jogos de sobrevivência nunca foram tão populares e, com o passar do tempo, eles têm se tornado opções cada vez mais complexas e atrativas. Então, se você quiser colocar os seus instintos à prova, não deixe de considerar as minhas sugestões. E, claro, se quiser fazer as suas sugestões, é só fazer bom uso do campo dos comentários, ok? Até mais…

Deixe seu comentário!