Jogos de Ação: 12 Títulos que Parecem Produções de Hollywood

Quando falamos em jogos de ação, não precisamos nos prender a um gênero ou estrutura específica. Afinal, jogos de aventura, jogos de tiro e jogos dos mais diversos tipos podem ser exemplos que oferecem uma jogatina capaz de elevar o nível da adrenalina a patamares assustadores.

Em outras palavras, podemos dizer que os jogos de ação são aqueles que deixam o nosso corpo em um estado de tensão, promovendo experiências eletrizantes e cheias de perigo. E isso seria algo muito próximo daquilo que certas produções de Hollywood oferecem.

Então, para apresentar exemplos que fortalecem essa ideia, resolvi criar uma lista com 12 jogos de ação dignos das telonas. Como irá perceber, não me prendi a um gênero ou estrutura, apenas foquei em jornadas cheias de fortes emoções… bora para a lista?

Grand Theft Auto V

Jogos de Ação

Para abrir esta lista com belos jogos de ação à altura de Hollywood, meu eleito é o fenômeno Grand Theft Auto V. Lançado em 2013, esse GTA se tornou um dos jogos mais vendidos de todos os tempos e ainda hoje registra muitas vendas, posicionando-se como um título praticamente obrigatório.

Não à toa, a Epic Games Store chegou a sair do ar, quando o game foi oferecido gratuitamente (pois o volume de usuários foi maior do que os servidores conseguiam suportar). De todo modo, é importante destacar que Grand Theft Auto V tem um enredo impecável e consegue fazer o nosso coração bater mais forte.

Red Dead Redemption II

Aproveitando a deixa, decidi falar de outro grande sucesso da Rockstar, ou seja, Red Dead Redemption II, de 2018. Repleto de tiroteios (como todo bom filme de “bangue-bangue”), esse título é um dos mais importantes da atual geração de consoles e merece todas as honrarias que recebeu.

Com cenários exuberantes, um belo mundo aberto e uma trama capaz de envolver qualquer player do início ao fim, Red Dead Redemption II oferece uma mescla incrível de ação intensa e passagens de grande apelo emocional. De fato, esse é um game que poderia se tornar um filme facilmente.

Horizon Zero Dawn

Falemos agora de um título que foi um exclusivo do PS4 durante um bom tempo, mas chegou aos PCs recentemente e deu a uma nova legião de players uma boa dose de adrenalina. Sim, estou me referindo ao excelente Horizon Zero Dawn, que foi lançado em 2017 e marcou época com a sua premissa peculiar.

De modo geral, Horizon Zero Dawn coloca os players em um mundo aberto belíssimo, no qual criaturas mecânicas e outras forças inimigas dificultam ao máximo a vida dos habitantes. O cenário pós-apocalíptico e as grandes sequências de ação do jogo são estonteantes e merecem muita atenção.

Half-Life: Alyx

Jogos de Ação

Abrindo as portas da realidade virtual para os jogos de ação, Half-Life: Alyx (de 2020) se apresenta como uma alternativa que realmente faz o player sentir na pele todas as nuances do gameplay. Por pertencer a uma franquia lendária, o título conseguiu chamar a atenção antes mesmo de ser lançado, mas suas qualidades o mantiveram nos radares dos players.

Se fosse uma produção de Hollywood, Half-Life: Alyx seria um daqueles filmes de ficção científica que acabam sendo cultuados pelos fãs por um longo tempo. No que diz respeito ao gameplay, a movimentação intensa, os tiroteios e a atmosfera de tensão são destaques para quem busca por emoções mais fortes.

Black Mesa

Jogos de Ação

Como citei a lendária franquia Half-Life, nada mais justo do que dar destaque ao excelente Black Mesa, que é uma versão reimaginada, por fãs, dos primeiros jogos da referida série. O game fez a sua estreia em 2020 e conseguiu cumprir a missão de reviver as emoções geradas por grandes clássicos entre os jogos de ação.

Em Black Mesa, os players se deparam com um cenário sci-fi extremamente hostil e um gameplay bem movimentado. A jornada é marcada por passagens explosivas, muita tensão e situações inusitadas de alto nível de periculosidade. Sem dúvidas, um dos melhores “fan-made” já criados!

Resident Evil 3

Jogos de Ação

Para fechar a primeira metade desta lista de jogos de ação, meu eleito é o belo Resident Evil 3 Remake. O jogo foi lançado em 2020 e deu uma nova “pegada” para o clássico game de 1999. Aliás, o jogo foi criticado por deixar a ação sobrepujar os elementos típicos de jogos de terror.

Devido a isso, Resident Evil 3 acabou se tornando uma ótima opção para esta lista. Na pele de Jill Valentine, os players podem revisitar Raccoon City e encarar o vilão Nemesis em uma série de confrontos explosivos. Embora o título não tenha sido tão bem recebido quanto o remake de Resident Evil 2, suas qualidades merecem atenção.

Hitman 2

Entrando na segunda metade da minha lista, nos deparamos com Hitman 2, de 2018. Essa é a segunda parte da trilogia que promoveu um reboot da franquia e, como não poderia deixar de ser, é uma aventura obrigatória para quem deseja viver uma experiência à altura dos grandes filmes de Hollywood.

Cabe destacar que a franquia Hitman já faz parte da lista de jogos que viraram filmes e essa transição para as telonas aconteceu exatamente, pois o game é cheio de “desculpas” para alguns bons tiroteios. No caso de Hitman 2, ainda temos um belo enredo para justificar toda a ação. Muito bom!

Prey

Voltando a falar de jogos que seriam grandes filmes de ficção científica, temos aqui o audacioso Prey, de 2017. Além das sequências de ação impactantes, o título também chama a atenção pela premissa e pela ambientação, que exerce uma forte pressão psicológica sobre os players.

Em linhas gerais, Prey coloca os players em uma estação espacial que deveria funcionar como a “salvação da humanidade”, mas, devido a certos problemas, tudo acaba se tornando um experimento falho. E é nessa estação espacial que toda a ação se desenrola. Só para constar, o ambiente está recheado de alienígenas hostis. Boa sorte!

Call of Duty: Modern Warfare

A franquia Call of Duty é aquela que não poderia faltar em uma lista com jogos de ação, não é mesmo? Nesse caso, resolvi incluir nesta seleção o aclamado Call of Duty: Modern Warfare, que fez a sua estreia em 2019 e “reiniciou” a série Modern Warfare de uma forma avassaladora.

Apesar de os tiroteios intensos serem a marca registrada do game (e da franquia), Call of Duty: Modern Warfare apresenta eventos bem realistas, com uma história bem elaborada e um visual impecável. O gameplay é, sem sombra de dúvidas, um dos mais eletrizantes da franquia. Não deixe de conferir!

The Expendabros

Jogos de Ação

Para que eu não seja acusado de deixar jogos indie de estilo retrô de fora da lista, resolvi lembrar do insano The Expendabros, 2014. O game promove uma mistura entre o jogo Broforce e a série de filmes conhecida aqui no Brasil como Os Mercenários (com Sylvester Stallone e outros ícones de filmes de ação).

Por motivos óbvios, a mistura desses dois produtos de entretenimento só poderia resultar em um game que exala adrenalina e não dá aos players nem um segundo de descanso. Apesar das construções simples, em estilo pixel art, The Expendabros é uma garantia de diversão explosiva.

Bright Memory

Jogos de Ação

Ainda no segmento dos jogos indie, sou obrigado a indicar o surpreendente Bright Memory. O game fez a sua estreia em 2020, mas já havia angariado muitos fãs devido à história do seu desenvolvimento, pois todo o processo produtivo do jogo foi realizado por uma única pessoa!

Isso mesmo… você não leu errado. Observar Bright Memory e imaginar que tudo foi feito por um “lobo solitário” faz o game ganhar um apelo enorme. Ademais, o gameplay promove uma ação rápida, com um equilíbrio interessante entre tiroteios e combate corpo a corpo. Grande game!

Doom Eternal

Heavy Metal, demônios, armas altamente destrutivas e um personagem principal “terrivelmente badass”. Sim, não há game melhor para fechar um lista de jogos de ação do que o poderoso Doom Eternal, que saiu das profundezas do inferno em 2020, para se tornar um dos melhores jogos FPS da história.

Doom Eternal é a síntese da adrenalina. Tudo no game consegue fazer o nosso coração bater acelerado e os momentos de descanso são praticamente inexistentes. O gameplay oferece opções bem interessantes para o combate e a ambientação é um espetáculo à parte. Imperdível!

Jogos de Ação: prepare o coração!

Conforme pôde notar, o mundo dos games está cheio de opções capazes de proporcionar experiências dignas dos melhores filmes de ação de Hollywood. E, claro, esta lista é apenas um pequena amostra desse potencial.

Sendo assim, sugiro que prepare o coração para “encarar” algum dos jogos de ação apresentados por aqui. E mais, caso tenha alguma sugestão a fazer, peço que, por favor, não deixe de registrá-la no campo dos comentários. Conto com a sua colaboração. Até a próxima…

Deixe seu comentário!