Plataformas de Streaming de Jogos: 05 Alternativas Interessantes!

É por meio das plataformas de streaming de jogos que os amantes do mundo dos games têm acesso a detalhes sobre certos títulos (em tempo real) e ainda podem se divertir acompanhando grandes players interagindo com a comunidade.

Por apresentarem essa proposta atrativa, essas plataformas têm crescido muito nos últimos anos. Seja para os streamers ou para os espectadores, o fato é que elas já se tornaram figuras muito importantes na comunidade gamer e, por isso, merecem muita atenção.

Sabendo disso, eu resolvi criar este post para apresentar como funcionam as plataformas de streaming de jogos e apresentar algumas alternativas para você acompanhar ou utilizar, na condição de streamer… vamos conferir?

Plataformas de Streaming de Jogos

De modo geral, as plataformas de streaming de jogos funcionam como canais de TV cujo objetivo é a transmissão, ao vivo, de partidas de vídeo game. Pois é! Nessas plataformas, você procura por um game específico e pode se deparar com alguém jogando o título no mesmo momento.

Logicamente, essas plataformas só se tornam realmente atrativas para as pessoas que gostam de acompanhar gameplays, interagir com a comunidade gamer, ficar por dentro de eventos de grandes desenvolvedoras, etc.

E não podemos nos esquecer de que a relação das pessoas com essas plataformas acontece por duas vias. Isto é, de um lado, temos os espectadores (que são os consumidores do conteúdo) e do outro lado, temos os produtores de conteúdo, conhecidos como streamers.

Vale ressaltar também que muitos streamers já se tornaram mundialmente famosos, conquistando seguidores e acumulando um bom dinheiro, por meio da transmissão de longas sessões de jogatina.

Em suma, as plataformas de streaming de jogos são mais um “braço” da indústria dos games e atuam como fontes de entretenimento e de renda, no caso dos streamers e das empresas patrocinadoras. Não à toa, a popularidade dessas plataformas não para de crescer.

Fim do Mixer

Plataformas de Streaming de Jogos

Dentre as principais plataformas do gênero, uma das mais destacadas era o Mixer, que pertencia à Microsoft. Contudo, essa plataforma teve seu fim decretado no dia 22 de julho de 2020, o que acabou deixando um vazio no mercado e forçando os espectadores a buscarem  por outras alternativas.

Nesse caso, agora que já apresentei uma ideia geral sobre o funcionamento das plataformas de streaming de jogos, separei abaixo algumas opções atuais que podem lhe ajudar a encontrar uma “substituta” para o Mixer. Vamos lá?

Twitch.tv

Lançada em 2011, a Twitch.tv pode ser considerada a maior entre as plataformas de streaming de jogos da atualidade. Curiosamente, o serviço Twitch já apresentava números muitos expressivos antes mesmo do “boom” das transmissões online. E foram esses números que chamaram a atenção da Amazon, que comprou a plataforma em 2014, por 970 milhões de dólares.

Registrando uma assustadora média de visualizações em escala mensal, a Twitch.tv acaba se tornando uma excelente opção. Afinal, essa popularidade enorme atrai novos produtores de conteúdo, dá maiores opções para os espectadores e, no fim de tudo, movimenta volumes de dinheiro cada vez maiores.

Facebook Gaming

Percebendo o aumento na popularidade das plataformas de streaming de jogos, o Facebook resolveu lançar uma solução para “entrar na competição”. Foi assim que nasceu a plataforma Facebook Gaming, que é uma “área” dentro do Facebook na qual as transmissões acontecem.

Como não poderia deixar de ser, o “poder de fogo” do Facebook foi suficiente para impulsionar essa plataforma e transformá-la em outra grande opção do segmento. Vale destacar que, logo após o fim do Mixer, a Microsoft anunciou uma parceria com o Facebook Gaming. Isso quer dizer que essa plataforma pode ser a “sucessora” da extinta plataforma.

Youtube Gaming

Plataformas de Streaming de Jogos

O Youtube Gaming é mais uma plataforma pertencente a uma empresa gigante (a Google). Essa opção passou por muitas mudanças nos últimos anos, mas ainda é excelente para os expectadores que desejam acompanhar transmissões dos jogos mais populares do momento.

Para os streamers, o Youtube Gaming não chega a ser a melhor das opções e isso acontece, pois alguns dados comprovam que a quantidade de espectadores não é tão grande quanto nas outras plataformas. Ainda assim, para quem deseja criar uma comunidade e aproveitar a qualidade técnica da plataforma, essa é uma ótima opção.

Nimo.tv

Plataformas de Streaming de Jogos

Agora que já passei pelas gigantes, dentre as plataformas de streaming de jogos, decidi apresentar duas opções que “correm por fora”. Nesse caso, comecemos pela Nimo.tv. O serviço, de origem chinesa, já existe desde 2012, mas jamais alcançou as massas.

Aqui no Brasil, por exemplo, a Nimo.tv é uma plataforma bem popular junto aos espectadores de jogos de celular, como Free Fire, Brawl Stars, PUBG Mobile e outros títulos semelhantes. Assim sendo, caso você seja um(a) gamer ou streamer que curte games mobile, essa plataforma pode acabar se tornando a sua favorita.

Nonolive

Para fechar a sequência de alternativas para quem busca por uma boa plataforma de streaming de jogos, apresento a Nonolive. Dotada de um design muito intuitivo e otimizado para celulares, a plataforma oferece uma boa gama de transmissões de títulos consagrados nos consoles, nos PCs e nos dispositivos móveis.

Como acontece com a Nimo.tv, a Nonolive também merece maior destaque por conta das transmissões de partidas de jogos de celular famosos. Todavia, essa alternativa é marcada por uma mescla de opções, o que pode ser interessante para quem deseja uma seleção “mais enxuta”.

Qual é a melhor entre as Plataformas de Streaming de Jogos?

Após analisar as plataformas de streaming de jogos que eu apresentei acima, acredito que seja bem normal você querer saber qual, dentre as opções, é a melhor. Sim… e a pergunta é muito justa, embora a resposta não seja tão simples.

Na minha visão, a melhor plataforma de streaming de jogos é aquela com a qual você se sente mais à vontade, seja para consumir ou para criar conteúdo. E esse “sentir-se à vontade” depende de inúmeros fatores, que podem ser bastante subjetivos.

Aliás, eu decidi apresentar boas opções exatamente para você poder realizar os testes e ver com qual plataforma você “se dá melhor”. Eu, particularmente, não consumo muito esse tipo de conteúdo, mas, sempre que necessário, acabo ficando entre a Twitch.tv e o Youtube Gaming. Vez ou outra, aposto na Nimo.tv para transmissões de games mobile.

Agora, se a intenção for produzir conteúdo, outros fatores devem ser considerados. Nesse sentido, sugiro que analise cada uma das opções, a fim de compreender claramente quais são os requisitos técnicos e as regras de cada plataforma, especialmente no que tange à monetização.

De todo modo, o fato é que apenas por meio dos testes você conseguirá escolher a sua favorita, dentre as opções de plataformas de streaming de jogos que eu apresentei por aqui. Para encerrar, peço que, por favor, compartilhe o post e comente, dando a sua opinião sobre o assunto. Conto com a sua colaboração. E, claro, não deixe de visitar o canal da V7Games no Twitch. Vejo você lá. Até mais…

Deixe seu comentário!