Jogos Battle Royale: será que a moda chegou ao fim?

Em 2018, a “febre dos Jogos Battle Royale” atingiu um nível tão intenso, que até mesmo franquias clássicas “correram” para adicionar modos de jogo adequados à moda. Sim, durante um bom tempo, o gênero Battle Royale tomou conta da indústria dos games.

Bem, em 2019, a “grande febre” passou, mas novidades surgiram para manter o gênero em alta. Contudo, parece que os jogos desse tipo estão perdendo força e cedendo espaço aos formatos mais tradicionais novamente.

E foi para falar sobre os Jogos Battle Royale e sobre o contexto atual do gênero, que eu criei este post. Como irá perceber, separei aqui algumas informações bem interessantes e dicas de jogos que ainda permanecem bastante atrativos… vamos conferir?

O que define os Jogos Battle Royale?

Se fôssemos definir os Jogos Battle Royale em poucas palavras, poderíamos dizer que eles são alternativas cheias de ação, nas quais os players lutam entre si, a fim de definir um vencedor. Nesse caso, o vencedor é aquele player (ou equipe) que permanece vivo no final da partida.

Logicamente, essa é uma ideia resumida, já que, tecnicamente, um bom Battle Royale é dotado de mecânicas típicas de jogos de sobrevivência e exploração, além de um gameplay digno de grandes jogos de ação em primeira ou terceira pessoa.

E para você que gosta de dados históricos, reza a lenda que foi um romance japonês, chamado Battle Royale (de 1999), que emprestou seu nome ao gênero. Esse best-seller aborda uma temática cujas ideias, de certo modo, serviram como base para os jogos desse tipo.

O “boom” dos Jogos Battle Royale

Como eu destaquei no início deste post, foi no ano de 2018 que tivemos o grande “boom” dos Jogos Battle Royale. No referido ano, diversos games tentaram explorar as mecânicas do gênero. Aliás, até mesmo franquias clássicas, como Tetris e Civilization, “entraram na onda”.

Nesse sentido, vale ressaltar que dois games foram os responsáveis por popularizar os jogos desse tipo: PlayerUnknown’s Battlegrounds (PUBG) e o fenômeno Fortnite. Pois é! Esses dois jogos, que foram lançados em 2017, arrebataram milhões de jogadores e elevaram suas desenvolvedoras a um novo patamar.

Curiosamente, segundo conta a história, não foram esses games que “inventaram o gênero”. Há relatos de que os Jogos Battle Royale nasceram por meio de alguns mods de Minecraft e ARMA 2. De todo modo, foi com PUBG e Fortnite que a “moda pegou”.

Assim, durante um bom tempo, o principal assunto do mundo dos games foi o gênero Battle Royale. E, claro, com o passar do tempo, algumas variações das mecânicas clássicas desse tipo de jogo começaram a surgir, o que abriu margem para jogos como Apex Legends também ganharem destaque.

Agora, estamos em 2020 e os Jogos Battle Royale já não chamam tanta atenção quanto há alguns anos. mesmo assim, temos desenvolvedoras que ainda estão apostando no gênero e grandes destaques que ainda possuem uma grande base de jogadores. Vamos a alguns exemplos?

PlayerUnknown’s Battlegrounds  (PUBG)

Dando início à minha “rodada de exemplos”, PlayerUnknown’s Battlegrounds, o famoso PUBG, surge como aquele game que ostenta o título de “primeiro grande Battle Royale”. Lançado em 2017, o game “abocanhou” diversos prêmios e se tornou rapidamente um grande nome no cenário competitivo.

Hoje em dia, PUBG já não tem mais a projeção que teve na época do “boom dos Jogos Battle Royale”, mas seus números estão muito longe de serem considerados ruins. Na verdade, há pouco tempo, o título superou a marca das 70 milhões de unidades vendidas, o que é um feito e tanto.

Fortnite

Jogos Battle Royale

Apesar de ter sido lançado em 2017, apenas alguns meses antes de PUBG, Fortnite só caiu “nas graças dos players” em 2018. O game foi elevado ao status de “fenômeno” e, durante muitos meses, gerou milhões de milhões de dólares para a Epic Games, colocando a desenvolvedora entre as gigantes da indústria.

Durante seu auge, Fortnite acumulou prêmios, bateu uma boa série de recordes e entrou para o cenário competitivo de forma avassaladora, por meio da Fortnite World Cup. Atualmente, o jogo ainda recebe milhões de players todos os dias, mas não é mais tão badalado quanto já foi.

Apex Legends

Alguns parágrafos acima, eu citei que Apex Legends foi um dos games que trouxeram novidades aos Jogos Battle Royale. O game foi lançado em 2019 e, na realidade, fez um sucesso que poucos esperavam. Seu gameplay intenso é o motivo de o título ainda ser uma ótima opção dentro do gênero.

Outro ponto que fez Apex Legends se destacar foi o fato de o game fazer uso do universo da franquia Titanfall e de utilizar, de uma forma muito inteligente, alguns conceitos dos famosos Hero Shooters. Em suma, o game apostou em uma proposta diferenciada e ainda está colhendo os lucros dessa aposta.

Cuisine Royale

Jogos Battle Royale

Apesar de não ser tão badalado quanto os principais Jogos Battle Royale do mercado, Cuisine Royale, de 2019, é um dos jogos mais bem avaliados pelos players e é aquele que oferece um dos gameplays mais divertidos do gênero. Sem dúvidas, esse título faz a luta pela sobrevivência ficar muito mais intensa.

Dentre os principais destaques de Cuisine Royale, posso citar o belo visual, as mecânicas curiosas e o fato de o game fazer uso de doses cavalares de humor negro. Armas improváveis e rituais satânicos… Um game que oferece esse tipo de coisa merece atenção.

Maelstrom

Falemos agora de um dos jogos mais interessantes que surgiram entre os Battle Royale nos últimos tempos: Maelstrom. Lançado em 2019, o game mantém as premissas básicas do gênero, mas promove batalhas entre navios de guerra altamente armados.

Maelstrom apresenta um visual impecável e cenários belíssimos, que só não podem ser vislumbrados com mais calma, pois a ação dos conflitos é incessante. O título apresenta belos modos de jogo e, claro, todos são bastante competitivos. Logo, se você quer um Battle Royale realmente diferenciado, vale a pena conferir esse!

Garena Free Fire

Jogos Battle Royale

Mesmo sofrendo com o preconceito, por ser um game mobile, o fato é que Garena Free Fire, de 2017, conseguiu conquistar seu lugar entre os “fenômenos do gênero”. Ainda hoje, Free Fire é um dos Battle Royale mais jogados e suas competições têm ficado cada vez mais intensas no mundo dos eSports.

Garena Free Fire conta com uma série de personagens e oferece um gameplay cheio de possibilidades. A ação é intensa e sua base de fãs é composta por milhões de players. Por ser um título mobile, o game é muito mais acessível e esse é um atrativo que não pode ser negligenciado.

Valgrave: Immortal Plains

Jogos Battle Royale

Valgrave: Immortal Plains é um dos títulos mais importantes do gênero, dentre aqueles que foram lançados em 2020, no suposto “período de baixa”. Com uma premissa interessante, que envolve feitiços e combos, o título conseguiu encantar muitos players e garante competições bem acirradas.

Por “fugir um pouco” da ideia de que um Battle Royale deve ter armas e tiroteios, Valgrave: Immortal Plains conseguiu atrair um novo tipo de público, chegando a ser bem atrativo para os fãs dos tradicionais jogos de RPG e MMORPG. Desse modo, podemos dizer que o título é uma prova de que o gênero ainda “tem lenha para queimar”.

Super Animal Royale

Dentre todos os exemplos que eu apresentei neste post, Super Animal Royale é aquele que mais remete aos jogos indie e aquele que exibe os melhores reviews na Steam. O jogo foi liberado em 2018 e, embora ainda esteja em acesso antecipado, já pode ser considerado um grande sucesso.

Apresentando animais fofinhos como personagens e ilustrações no estilo flat design, Super Animal Royale é uma das opções mais criativas e surpreendentes do gênero. Quem experimenta esse game costuma sempre se encantar com o gameplay intenso e muito divertido. Que jogo!

Call of Duty: Warzone

Jogos Battle Royale

Após estrear, em março de 2020, Call of Duty: Warzone conseguiu “reanimar” o gênero Battle Royale e recolocá-lo em evidência por um tempo. O título bateu uma boa série de recordes, registrando números impressionantes, em termos de usuários, mas não está sendo mais tão falado quanto há alguns meses.

Cabe ressaltar que Call of Duty: Warzone apresentou “problemas crônicos” com cheaters desde a sua estreia e isso meio que desanimou muitos players. De  qualquer forma, trata-se de um título muito competitivo, que ainda tem grande apelo, especialmente, por pertencer a uma franquia lendária.

Hyper Scape

Jogos Battle Royale

Fechando a minha rodada de exemplos, meu eleito é Hyper Space. Esse título é uma aposta da Ubisoft no gênero Battle Royale, que teve seu beta liberado em 2020 e estreou com destaque, ao apresentar cenários futuristas e um gameplay renovado, em relação ao padrão dos jogos do mesmo tipo.

Como o game ainda não está finalizado, falar sobre ele ainda é um pouco prematuro. Porém, para a intenção deste post, Hyper Space é um exemplo de que ainda é possível explorar o segmento dos Jogos Battle Royale com soluções criativas e qualidade técnica.

Os Jogos Battle Royale ainda são os mais populares?

Conforme pôde notar, no que tange às belas opções à disposição dos players, o gênero Battle Royale ainda é uma força a ser reconhecida. Por mais que os jogos desse tipo não sejam mais tão badalados quanto já foram, eles ainda movimentam massas e grandes volumes de dinheiro.

Obviamente, ao afirmar que os jogos não são mais tão badalados, temos que ter a noção de que a “época do boom” foi algo completamente atípico. Isto é, não estou afirmando que o fim dos Jogos Battle Royale está decretado, estou pontuando que a popularidade absurda de 2018 já não tem a mesma força.

Portanto, espero que este post tenha lhe ajudado a entender como funcionam os Jogos Battle Royale e qual é o “estado atual” do gênero. Aproveite os exemplos que apresentei e, claro, se tiver títulos interessantes a indicar, fique à vontade para fazer as suas sugestões no campo dos comentários. Até mais…

Deixe seu comentário!