Jogos de Celular: será esse o destino dos grandes clássicos?

Não é de hoje que muitos jogos clássicos têm sido transformados em jogos de celular. Contudo, o lendário Castlevania: Symphony of the Night recebeu um port para dispositivos móveis recentemente. E, claro, isso deixou muitos players animados e com grandes expectativas para o lançamento de outros clássicos para os celulares.

Além disso, já faz um tempo que muitas pessoas têm citado os celulares como o destino de certos “tesouros perdidos” do mundo do games. Essas pessoas (inclusive, pessoas pertencentes à mídia especializada) pontuaram que ports para celular podem ser uma forma de resgatar grandes games do passado.

E foi com base nesses acontecimentos e especulações que eu decidi falar um pouco mais sobre a possibilidade de jogos clássicos serem transformados em jogos de celular. Aliás, resolvi apresentar alguns jogos lendários que já estão à disposição dos players nos dispositivos móveis… vamos começar?

Jogos Lendários “virando” Jogos de Celular?

Como eu destaquei, Castlevania: Symphony of the Night recebeu um port para os celulares recentemente. Com isso, as esperanças dos gamers em relação à possível chegada de outros games lendários aumentou consideravelmente.

Nesse caso, se pararmos para pensar, a ideia não é nada ruim. Afinal, pense bem: certos games não envelheceram muito bem e, se não for para fazer um remake ou um remaster, eles podem acabar não sendo opções muitos atrativas para os consoles atuais.

Daí, como os jogos de celular são marcados pela mobilidade e pela casualidade, os ports de jogos lendários surgem como uma forma de as pessoas reviverem boas memórias em seus tempos livres. E mais, essa ideia ainda pode dar às desenvolvedoras o devido retorno por suas IPs mais antigas.

Vale destacar que os jogos clássicos que já foram transformados em celular oferecem as mesmas experiências single player dos consoles. Isto é, não há os sistemas de monetização “in-game” que existem nos jogos de celular mais atuais. Portanto, esses games são vendidos por um preço razoável.

Enfim, se essa “moda pega”, a biblioteca de consoles memoráveis como o PS1, o Nintendo 64, o Super Nintendo e muitos outros poderá ser revisitada e os players mais veteranos terão uma experiência mobile digna dos consoles.

Para provar isso, separei abaixo uma lista com 10 jogos clássicos que já foram transformados em jogos de celular e ilustram perfeitamente o potencial dessa ideia de resgatar lendas do passado por meio dos dispositivos móveis. Confira…

Castlevania: Symphony of the Night

Castlevania: Symphony of the Night, o game que inspirou este post, chegou às “stores” em março de 2020 e deu aos players uma nova perspectiva, em relação aos jogos de celular. Esse clássico, que é uma das bases do gênero Metroidvania, foi lançado em 1997 e é considerado (por muitos) como o melhor título da franquia da Konami.

Nos celulares, Castlevania: Symphony of the Night consegue oferecer uma experiência digna do passado, especialmente se o player aproveitar a total compatibilidade que o game tem com controles adaptados aos dispositivos mobile. O preço do jogo não é nada “salgado”, então, vale muito a pena!

Final Fantasy

Jogos de Celular

A franquia Final Fantasy pode ser apontada como uma das primeiras a apostar no ports para celulares. “Digo” isso, pois basta fazer uma busca nas “stores” para verificar que quase todos os títulos antigos da franquia já estão disponíveis como jogos de celular.

Isso mesmo! Para quem curte jogos de RPG, essa é uma excelente notícia, já que há grandes clássicos esperando para serem experimentados novamente. Como destaque, dentre os muitos games da franquia no celular, cito Final Fantasy Tactics: The War of the Lions, que é a versão aprimorada de FFT e está impecável nos celulares. Imperdível!

Chrono Trigger

Como citei a mais famosa franquia da Square Enix logo acima, não posso deixar de pontuar que essa empresa japonesa é uma das que mais têm apostado na ideia de reviver clássicos por meio de ports para celulares. Para exemplificar, informo que o lendário Chrono Trigger também está à disposição na “stores”.

Chrono Trigger é, sem dúvidas, um dos maiores games de toda a história e, por isso, não poderia deixar de estar nos celulares. A versão para celular desse clássico de 1995 foi lançada em 2011 e oferece uma boa dose de conteúdo extra, além de muitas otimizações na parte técnica. Bela opção!

Adventures of Mana

Falemos agora de um dos primeiros remakes de jogos clássicos para celular. Sim, Adventures of Mana é uma versão refeita do primeiro título da franquia Mana. O game fez a sua estreia entre os jogos de celular em 2016 e conseguiu resgatar uma história lendária da “era do Game Boy”.

Para quem não sabe, esse clássico foi o spin-off da franquia Final Fantasy que deu origem à franquia Mana. Nesse caso, quem se encantou com jogos incríveis, como Secret of Mana ou Legend of Mana, encontra nesse título o primeiro capítulo da “história da árvore e da espada”. Muito bom!

Dragon Quest

Jogos de Celular

Fechando a primeira metade da lista e a sequência de grandes clássicos da Square Enix, temos a franquia Dragon Quest, que também marca presença nas “stores” de forma massiva. Para você ter uma ideia, são oito games da série à disposição, sendo que sete deles são ports dos clássicos.

Dragon Quest, segundo muitos membros da crítica especializada, é, ao lado das franquias Final Fantasy e Tales of, uma das marcas mais importantes do mundo dos RPGs. Sendo assim, quem busca por uma experiência “à moda antiga”, pode selecionar um dos jogos de celular da franquia para “tomar” boas doses de nostalgia.

Pac-Man

Jogos de Celular

Abrindo a segunda metade da lista com um sinônimo de jogo clássico, temos Pac-Man. Pois é! O lendário game da Namco, que foi lançado em 1980, também é uma das opções de peso entre os jogos de celular e mais um exemplo de que os dispositivos móveis podem ser um bom destino para os “jogos velhos”.

O Pac-Man dos celulares promove algumas melhorias no visual do jogo e adiciona desafios e grandes competições entre os players. Essa é uma opção para quem deseja reviver a “era dos arcades” pela tela do celular. Detalhe: as disputas são muito divertidas!

Streets of Rage

Já que citei a “era dos arcades”, nada melhor do que lembrar de um dos grandes expoentes do gênero Beat ‘em Up, que ilustra essa época de forma irretocável. Obviamente, estou falando de Streets of Rage, que foi lançado em 1991, para o Mega Drive, e surgiu nas “stores” por meio da série “Classic”, da SEGA.

Além de ter recebido um tratamento especial, no que tange ao visual, o Streets of Rage dos celulares oferece recursos modernos, como um belo multiplayer local (por meio do wi-fi) e um sistema de recompensas. Detalhe: os outros dois games clássicos da franquia também estão à disposição.

Sonic The Hedgehog

Jogos de Celular

Outro grande título da série “Classic” da SEGA é o incrível Sonic The Hedgehog, que é uma versão mobile do lendário game de 1991. Como esse é o jogo que “bateu de frente” com o grande Super Mario, a aventura é praticamente obrigatória para os fãs de games de plataforma.

Assim como costuma acontecer com outros ports para celular, Sonic The Hedgehog recebeu um tratamento especial na parte gráfica e uma boa série de novos recursos. Na versão de celular, o título apresenta novos modos de jogo, novos personagens e muito mais. Não deixe de dar uma olhada!

Ghosts’n Goblins

Jogos de Celular

Indo ainda mais para o passado, cito agora o lendário Ghosts’n Goblins, de 1985. A versão mobile chegou ao mundo dos jogos de celular há alguns anos e conseguiu reviver toda a experiência desafiadora do título original, com otimizações no visual e a adição de novos modos de jogo.

O Casual Mode, por exemplo, é uma solução interessante para quem deseja apenas aproveitar a aventura, sem frustrações. Para completar, o game ainda conta com conquistas e um ranking global, o que faz todas as jornadas se tornarem ainda mais emocionantes. Lenda!

Mega Man

Para arrematar esta pequena lista de jogos clássicos que foram transformados em jogos de celular, chamo a sua atenção para o fato de que seis títulos da franquia Mega Man também estão à disposição dos players, em interessantes versões mobile.

A clássica série Mega Man teve seu início em 1987 e conta com uma infinidade de títulos, sendo que as seis primeiras aventuras são as que estão disponíveis para dispositivos móveis. Essas seis jornadas memoráveis foram otimizadas ao máximo e, com certeza, ainda garantem momentos de grande emoção para os players.

Jogos de Celular: a salvação de clássicos “perdidos”

Conforme pôde notar, essa “onda” de transformar jogos clássicos em jogos de celular já deu aos players dos dispositivos móveis uma grande quantidade de aventuras memoráveis.

E isso nos leva a concluir que os celulares podem ser a solução para as desenvolvedoras que desejam arrecadar com “clássicos perdidos” e dar aos mais saudosistas a chance de reviver bons momentos.

Nesse sentido, acredito que alguns títulos subestimados, mas ainda cultuados (como Vagrant Story ou The Legend of Dragoon) podem encontrar uma “sobrevida” nos dispositivos móveis.

E se você gostou da lista e da ideia de ver jogos clássicos sendo transformados em jogos de celular, peço que, por favor, compartilhe o post e deixe no campo dos comentários aquele game que você adoraria jogar novamente, por meio do seu celular. Conto com a sua participação. Até mais…

Deixe seu comentário!