Jogos de Aventura: 12 Jornadas “de Tirar o Fôlego”

É por meio dos jogos de aventura que os players conseguem saciar sua “fome de exploração”. Sim, esses jogos costumam apresentar mecânicas de sobrevivência, exploração, belas tramas e motivos de sobra para gerar muitas emoções.

Além disso, um ponto interessante é o fato de que os jogos desse tipo, de certa forma, “se misturam” a games de outros gêneros, assumindo perspectivas variadas e dando aos players uma enorme gama de opções.

Aliás, foi por saber de tudo isso que eu resolvi criar uma lista com 12 jornadas memoráveis, para quem não dispensa um bom jogo de aventura. Isso mesmo! É neste post que você encontrará alternativas perfeitas para o seu espírito aventureiro… vamos conferir?

Outer Wilds

Jogos de Aventura

Para abrir esta lista de jogos de aventura, eu resolvi recorrer ao aclamado Outer Wilds, de 2019. Batendo diversos títulos de peso em muitas das mais importantes premiações do mundo dos games, essa aventura é uma daquelas que deixam qualquer um envolvido do início ao fim.

Outer Wilds é, em linhas gerais, um game de exploração, que se passa em um sistema solar “preso” a um loop temporal infinito. Logicamente, a temática de exploração espacial é um dos destaques do game, mas seu visual e seu gameplay promovem uma experiência surreal.

Monster Hunter: World

Na minha visão, Monster Hunter: World, de 2017, é um game que sintetiza, em uma fórmula bem básica, tudo aquilo que os players podem esperar de um jogo de aventura. Afinal, quer aventura maior do que desbravar um mundo enorme e caçar feras colossais?

Bem, Monster Hunter: World é um dos grandes games dos últimos tempos e todo o seu sucesso é devido ao belo visual, ao encantador mundo aberto e à emoção de enfrentar monstros de poderes avassaladores. Sem dúvidas, esse é o título que não pode ficar de fora de qualquer lista de jogos de aventura!

Sea of Thieves

Jogos de Aventura

Desbravar os sete mares em busca de fortes emoções e muitos tesouros! Essa é mais uma premissa que deixaria qualquer aventureiro empolgado, não acha? Nesse caso, Sea of Thieves, de 2016, é o título que pode lhe proporcionar isso… e de uma forma extremamente divertida.

Sea of Thieves consegue colocar os players na pele de piratas e oferecer uma experiência de simulação incrível. Navegar, lutar, explorar, pilhar, encontrar tesouros… enfim, tudo isso faz parte do “pacote” desse game. E o melhor é que a execução é excelente, o que torna tudo ainda mais atrativo.

Raft

Já que citei um game que promove viagens pelo mar, nada melhor do que aproveitar o ensejo para falar sobre Raft. Lançado em 2018 (ainda em Early Access), esse game desafia os players a sobreviverem a bordo de uma jangada. E não, não faltam desafios para atentar contra a vida dos personagens.

Raft traz algumas mecânicas bem interessantes, como é o caso da coleta de recursos e da possibilidade da realização de upgrades nas jangadas. Dessa maneira, a aventura pelo mar ganha elementos bem atrativos. Além do mais, o visual e o grande mundo aberto são destaques que chamam a atenção.

Destroy All Humans!

Jogos de Aventura

Quando foi lançado, lá em 2005, Destroy All Humans! já deu o que falar, com sua controversa premissa. Contudo, nesta lista, resolvi chamar a atenção para a recém-lançada (2020) versão remake do game, que traz um visual impecável e renova a experiência extremamente divertida promovida por esse clássico cult.

Em Destroy All Humans!, os players assumem o controle de um alien maligno cuja missão é exterminar a raça humana e dominar a Terra. O game é dotado de boas doses de humor negro e os cenários da década de 1950 são um espetáculo à parte. Que aventura!

Death Stranding

Jogos de Aventura

Para fechar a primeira metade desta lista de jogos de aventura, meu eleito é Death Stranding, lançado em 2019. Obviamente, eu sei que a inclusão desse título na lista gera controvérsias, já que esse game dividiu muitas opiniões. Todavia, é inegável que esse game promove grandes e emocionantes viagens.

Tudo em Death Stranding tem um ar cinematográfico. Por isso, mesmo sem dar muita atenção à história, os “aventureiros de plantão” conseguem se deleitar com a exploração do mundo e com a curiosa mecânica de entregas. Em suma, esse é o tipo de game para quem busca por algo realmente diferenciado.

Grounded

Entrando na segunda metade desta lista, nos deparamos com outro título recém-lançado. Grounded, que fez a sua estreia no Early Access em 2020, é uma aventura diferenciada que remete aos filmes da clássica série “Querida, Encolhi a Crianças” (os mais veteranos irão pegar a referência).

De qualquer forma, Grounded pode ser resumido como um game no qual os personagens principais são reduzidos ao tamanho de insetos e, por isso, um jardim simples acaba se tornando um enorme mundo, cheio de belezas e perigos à espreita. Muito bom!

Röki

Jogos de Aventura

Para quem não dispensa as opções entre os jogos indie, Röki é uma alternativa que, certamente, irá garantir muitas emoções. Dotado de um estilo visual belíssimo, esse game, que foi lançado em 2020, oferece uma aventura inspirada no folclore escandinavo e conta com estruturas dignas de grandes jogos de plataforma.

Dentre os muitos destaques desse game, posso dar maior ênfase à narrativa, à ambientação e ao estilo visual. Mesmo com criações básicas, o jogo agrada aos olhos de uma forma impecável. Resumindo, Röki é uma pérola do mundo indie que não pode passar “batida” pelos radares dos players.

Shadow of the Tomb Raider: Definitive Edition

Jogos de aventura e o nome Lara Croft são praticamente sinônimos e, por esse motivo, eu não poderia deixar de citar um belo jogo da referida heroína nesta lista. Nesse caso, o game que eu indico é o excelente Shadow of the Tomb Raider: Definitive Edition, que se passa em meio a alguma ruínas da civilização Maia.

Explorar ruínas de civilizações antigas e enfrentar perigos inimagináveis é algo que todo aventureiro que se preze deve fazer. Portanto, essa aventura da lendária Lara Croft é uma obrigatoriedade. Prepare-se para fortes emoções e não deixe de conferir esse belo game.

Subnautica

Jogos de Aventura

Elevando o nível de imersão desta lista de jogos de aventura, temos Subnautica, de 2018. Esse título pode ser a melhor alternativa para quem deseja mergulhar em água profundas, vislumbrar cenários exuberantes e encarar uma luta ferrenha pela sobrevivência.

Como toda a experiência de Subnautica se passa em primeira pessoa, o jogo consegue realmente “puxar” os players para dentro de uma jornada cujo cenário é um planeta alienígena tão bonito quanto misterioso. Em síntese, essa é uma aventura singular que irá prender a sua atenção do início ao fim.

Gris

Voltando às aventuras proporcionadas pelo mundo indie, cito agora o maravilhoso Gris. Esse game, que foi lançado em 2018, é uma verdadeira obra de arte e se apresenta como uma opção perfeita para quem busca por uma jornada um pouco mais relaxante e contemplativa.

Gris é um típico jogo de aventura e plataforma, que encanta com seu visual de estilo artístico singular, suas mecânicas simples e sua premissa. Embora o título não ofereça a aventura mais movimentada, o fato é que sua intensidade está escondida nas passagens de profundo apelo emocional. Que jogo lindo!

No Man’s Sky

Jogos de Aventura

Para arrematar esta lista com belos jogos de aventura, nada mais justo do que incluir por aqui o grande No Man’s Sky, de 2016. Apesar de o game não ter sido o grande sucesso que todos esperavam, suas construções ainda evocam fortes emoções, especialmente por parte de quem não dispensa uma jornada interplanetária.

Em No Man’s Sky, os players assumem o papel de um astronauta que tem a missão de desbravar um galáxia cheia de planetas estranhos. Os cenários encontrados ao longo da aventura são de tirar o fôlego e algumas das atualizações mais recentes adicionaram grandes surpresas ao título. Incrível!

Jogos de Aventura: tudo começa com o primeiro passo!

Chegamos ao fim da lista e, como você pôde notar, não faltam aventuras dignas do seu espírito desbravador esperando por você. Felizmente, com os avanços tecnológicos, as aventuras têm ficado cada vez mais imersivas e emocionantes.

Diante disso, tudo o que temos a fazer é escolher a opção mais atrativa, dentre os muitos jogos de aventura disponíveis, e dar o primeiro passo. Nesse sentido, peço que, por favor, quando experimentar uma aventura nova, não deixe de retornar até o site da V7Games para deixar as suas impressões, no campo dos comentários, ok? Até mais…

Deixe seu comentário!