Qual é o Melhor Jogo de Luta? 10 Franquias que Brigam pelo Título!

Quando o assunto é definir o melhor jogo de luta da história, os fãs de uma boa “pancadaria virtual” entram em uma discussão na qual diversas franquias são citadas e, geralmente, uma resposta definitiva nunca é encontrada.

Isso acontece, pois o gênero dos jogos de luta é repleto de opções de qualidade e as melhores franquias sempre têm algumas particularidades que as tornam mais atrativas para determinados grupos de players.

Mesmo sabendo disso, resolvi criar uma lista para apresentar 10 grandes franquias que brigam pelo título de “Melhor Jogo de Luta da História”. Logicamente, embora eu tenha a minha favorita, não tenho qualquer intenção de afirmar que ela é a melhor.

Portanto, este post será, na verdade, uma espécie de vitrine para você analisar os grandes jogos do gênero e dar a sua opinião. Sendo assim, vamos das uma olhada nas “concorrentes” ao título de Melhor Jogo de Luta?

SoulCalibur

Para abrir esta lista com as franquias que concorrem ao título de melhor jogo de luta, decidi citar, “logo de cara”, a minha franquia favorita, ou seja, SoulCalibur. E o meu favoritismo é verificado, pois eu sempre gostei dos elementos estratégicos das lutas dessa série, da história e do “ar fantasioso”.

SoulCalibur teve seu primeiro capítulo em 1995 (Soul Edge ou Soul Blade) e, desde então, tem dado aos players alguns títulos memoráveis. A franquia possui personagens bem marcantes e a presença de armas. Sem dúvidas, é uma concorrente de peso!

Mortal Kombat

Falemos agora de uma das franquias mais amadas pelo lutadores/gamers. Pois é! Mortal Kombat, que teve o seu primeiro título lançado em 1992, é uma verdadeira lenda entre os jogos de luta e até hoje se destaca como uma das principais franquias do gênero.

Além do alto nível de violência, que sempre foi um diferencial de Mortal Kombat, os jogos da série contam uma história bem interessante e cheia de personagens peculiares. Apesar de alguns jogos da franquia não terem sido muito bons, o “saldo final” consegue manter a série entre as lendas do gênero.

Street Fighter

E já que falei sobre as lendas do gênero, nada melhor do que citar mais uma, não é mesmo? Nesse caso, temos a franquia Street Fighter, cujo primeiro título foi lançado em 1987 e pode ser considerado como o primeiro grande jogo de luta da história.

Em Street Fighter, também nos deparamos com um time de lutadores cheios de grandes habilidades e características marcantes. Os jogos da série contam com um gameplay bem movimentado e mecânicas bastante atrativas. Não à toa, o jogo é um dos grandes sucessos da cena competitiva.

Guilty Gear

Saindo um pouco do grupos das franquias mais badaladas, gostaria de citar a série Guilty Gear, que nasceu em 1998 e chamou a atenção desde o início por sua complexidade, sua bela trama e, de forma ainda mais especial, pelo visual impecável, que remete aos animes japoneses.

Apesar de não estar sempre em evidência, Guilty Gear é uma franquia que goza de uma excelente reputação e conta com uma fiel base de fãs. E, na boa, basta jogar um pouco para ver que os títulos da série são, no geral, muito bons e o visual é realmente impressionante.

Dead or Alive

Para fechar a primeira metade desta lista, resolvi citar uma série que costuma dividir as opiniões. Sim, estou falando da franquia Dead or Alive, que teve seu primeiro título lançado em 1996 e se destacou, desde o início, por abusar do “sex appeal” na construção das personagens.

Mesmo “apelando para a sensualidade”, a franquia teve alguns títulos de ótima qualidade e chegou a se tornar um produto único em determinada fase da história do gênero. Resumindo, embora não seja a série mais aclamada de todos os tempos, Dead or Alive tem certa relevância e pode concorrer ao título de Melhor Jogo de Luta.

Tekken

Voltando a falar das lendas do gênero, temos a franquia Tekken, que começou a brilhar em 1994 e anda hoje é uma referência. Essa série chamou a atenção por apresentar construções 3D em uma época na qual os jogos de luta eram feitos em 2D. E isso, claro, foi um dos motivos para os títulos terem ficado tão populares.

Obviamente, a execução das construções 3D é que foi o grande chamariz. Tekken se tornou uma franquia com um gameplay muito divertido e combates de tirar o fôlego. Além disso, os muitos personagens e estilos de luta ajudaram os jogos da série a atingir excelentes números, em termos de vendas.

Killer Instinct

Nossa lista “estaciona” agora em um grande clássico cult. Killer Instinct é uma franquia que nasceu em 1994, não teve muitos títulos, mas, ainda assim, conseguiu deixar sua marca nas memórias de muitos players. Por esse motivo, a série merece concorrer ao título de Melhor Jogo de Luta da História.

Desde a sua estreia, Killer Instinct se destacou pela premissa, pelos combos e pelos personagens “insanos”. A série ganhou um ótimo reboot em 2013, mas os fãs continuam esperando por novidades. De todo modo, é incrível ver como uma franquia com poucos títulos (e muitos anos de vida) ainda é muito amada.

Samurai Shodown

Iniciada em 1993, a história da franquia Samurai Shodown arrebatou muitos fãs ao longo dos anos e gerou inúmeros títulos memoráveis. Os games da série se passam no Japão, durante um período de isolamento proposto pelo Xogum da época. Por isso, todos os confrontos acontecem em território japonês.

As lutas na franquia Samurai Shodown sempre foram intensas e esses jogos são alguns dos poucos títulos que conseguiram fazer uso de armas de uma maneira eficiente. Vale lembrar que a série também gerou alguns personagens lendários e o primeiro título foi considerado pelos especialistas como o melhor jogo de luta do seu tempo. Lenda!

Darkstalkers

Quando a Capcom comenta sobre a possibilidade de promover o retorno de franquias icônicas, Darkstalkers é sempre uma presença constante nas listas de mais desejados dos fãs. A série nasceu em 1994, conquistou uma legião de seguidores, mas deixou de apresentar novidades em 2005 (e o último lançamento aconteceu apenas no Japão).

Por ser tão amada, a franquia mereceu um lugar nesta lista. Seus personagens peculiares sempre foram um espetáculo à parte e, em termos de gameplay, os títulos não ficam abaixo dos grandes ícones do gênero. Com certeza, é Darkstalkers é um nome que precisa retornar ao seu lugar de direito.

The King of Fighters

Para arrematar esta lista, eu não poderia deixar de falar de uma das maiores lendas do gênero. The King of Fighters, que teve seu primeiro título lançado em 1994, é um dos torneios de “luta virtual” mais famosos de todos os tempos e ainda funciona como uma espécie grande crossover com outras séries famosas, como Art of Fighting e Fatal Fury.

No início, o grande destaque da franquia The King of Fighters foi a ideia dos combates em trios. Contudo, à medida que novos títulos foram nascendo e a história foi sendo desenvolvida, KOF (como também é conhecida a série) foi ganhando fãs extremamente fiéis, que não pensam duas vezes ao dizer que a franquia merece o título de Melhor Jogo de Luta da História.

O Melhor Jogo de Luta é aquele que você mais gosta!

Estamos chegando ao fim do post e, como eu destaquei, a minha intenção foi levantar uma grande conversa entre fãs de jogos de luta. Sinceramente, em assuntos que envolvem gostos pessoais, pontuar um “melhor” é algo complicado.

Então, se você discorda das opções ou deseja incluir o seu favorito na lista, fique à vontade para usar o campo dos comentários. A ideia é a gente conversar e lembrar sobre algumas das grandes franquias que mereceriam o título de Melhor Jogo de Luta da História. Conto com a sua participação. Até mais…

Deixe seu comentário!