Jogos de Cartas Gratuitos: os 10 Melhores TCG “Free-To-Play”

Quando analisamos a grande quantidade de jogos de cartas gratuitos à disposição dos players, percebemos que o gênero TCG (ou CCG… ou JCC) é extremamente popular e tem um lugar guardado nos corações de muitos gamers.

Esses jogos são marcados por um gameplay bem estratégico e costumam ser muito poderosos na cena competitiva. Afinal, são os duelos entre os players que fazem todas as disputas ficarem bem interessantes.

Por saber disso, resolvi criar este post para falar um pouco mais sobre o gênero TCG e para apresentar as melhores opções da atualidade, dentro do grupo dos jogos de cartas gratuitos. Sendo assim, se você não dispensa um bom duelo com cartas, sugiro que não deixe de conferir até o fim… vamos começar?

O que é o gênero TCG?

Bem, a melhor forma de explicar o gênero TCG (Trading Card Games) é por meio de um exemplo do mundo real, chamado Magic: The Gathering. Nesse caso, até quem nunca experimentou uma partida de Magic sabe do que eu estou falando.

Nesse jogo, os players duelam com seus baralhos e seguem regras específicas que, no fim das contas, proporcionam uma disputa bem estratégica. Para dar maior poder aos seus baralhos (conhecidos como decks), os jogadores devem colecionar novas cartas, a fim de aumentar as possibilidades, em termos de táticas.

E é justamente dessa necessidade de colecionar novas cartas que vem o nome TCG. Em alguns casos, o gênero também é classificado como CCG (Collectible Card Games) ou JCC (Jogo de Cartas Colecionáveis).

De todo modo, o importante é entender que os games do gênero TCG replicam a ideia básica dos jogos com cartas físicas e transportam tudo para o mundo digital, promovendo duelos emocionantes e dando maiores possibilidades, em termos de aquisição de cartas e interatividade.

Felizmente, a maior parte desses jogos são “free-to-play”, ou seja, são grátis. E melhor, entre os jogos de cartas gratuitos, encontramos opções de extrema qualidade, como você poderá confirmar na sequência, ao dar uma boa olhada na lista que eu criei para você…

Magic: The Gathering Arena

Para abrir a minha lista com os melhores jogos de cartas gratuitos, nada mais justo do que citar a versão digital do jogo que eu utilizo como exemplo para explicar o gênero TCG. Isto é, o poderoso Magic: The Gathering Arena, que foi lançado em 2018 e tem feito muito sucesso desde então.

Como não poderia deixar de ser, Magic: The Gathering Arena segue as mesmas regras do jogo original e garante alguns conflitos bem intensos. Não à toa, o game faz bastante sucesso na cena competitiva. Sem dúvidas, para quem deseja entrar no universo dos jogos TCG, esse título é uma obrigatoriedade.

Yu-Gi-OH! Duel Links

Yu-Gi-OH! Duel Links, de 2016 (2017, no caso da versão internacional) é a versão digital gratuita de outro jogo de cartas bem famoso. Vale destacar que toda a franquia Yu-Gi-Oh! teve início com um mangá criado para introduzir o jogo de cartas físico. Logo, estamos falando aqui de mais uma lenda do gênero.

Em Yu-Gi-OH! Duel Links, os players “caem” em um mundo criado por Seto Kaiba (personagem famoso do anime) e competem para definir quem é o melhor duelista. O game se destaca por apresentar uma versão simplificada e mais dinâmica do jogo original. Muito bom!

Shadowverse CCG

Lançado em 2016, inicialmente para dispositivos mobile, Shadowverse CCG rapidamente conquistou os fãs do gênero, por apresentar algumas mecânicas bem conhecidas e certas novidades bastante interessantes, como a questão da evolução das cartas durante as partidas.

Por ter uma aparência que remete aos icônicos animes japoneses, Shadowverse CCG acabou conquistando o público que consome essas animações e até ganhou algumas histórias animadas baseadas em seu universo. Com toda a certeza, esse é um dos melhores jogos de cartas gratuitos da atualidade.

Gwent: The Witcher Card Game

Algo comum no gênero TCG é a gente se deparar com títulos que são “spin-offs” de grandes franquias. Como exemplo, cito agora o excelente Gwent: The Witcher Card Game, que foi lançado em 2016 e, como o nome sugere, é baseado no universo da lendária franquia The Witcher.

Apesar de tomar como base uma franquia famosa, Gwent: The Witcher Card Game consegue se destacar entre os melhores jogos de cartas gratuitos, por seu gameplay movimentado e pela necessidade de o player pensar muito bem nas estratégias. Em alguns casos, recorrer ao “blefe” é essencial, e isso faz a jogatina ficar bem interessante.

The Elder Scrolls: Legends

Fechando a primeira metade desta lista com os melhores jogos de cartas gratuitos, temos outro “spin off” de uma franquia famosa, The Elder Scrolls: Legends. O jogo fez a sua estreia em 2017 e rapidamente caiu nas graças dos fãs dos jogos TCG, conquistando prêmios e muitos reviews positivos.

The Elder Scrolls: Legends segue os padrões do gênero, mas chama a atenção por ter uma história “correndo no plano de fundo”. Além disso, outro destaque interessante é a beleza das cartas. O universo da franquia The Elder Scrolls é ricamente retratado. Ótimo game!

Mythgard

Embora não seja tão badalado quanto outros títulos, Mythgard, de 2019, é um dos jogos TCG mais complexos, desafiadores e interessantes da atualidade. O título ainda está no regime “Early Access”, mas já conseguiu despontar como uma das grandes opções do gênero.

Em linhas gerais, o jogo apresenta um universo sci-fi fantasioso, cheio de cartas muito bem ilustradas. O gameplay é bem interessante e oferece algumas opções que o tornam extremamente estratégico. Para completar, há uma bela campanha single player, para aqueles que desejam acompanhar um boa história.

Card Hunter

Falemos agora do “diferentão” desta lista com os melhores jogos de cartas gratuitos da atualidade. Card Hunter, de 2015, é um jogo que pode ser considerado como uma mistura entre jogo de carta e jogo de tabuleiro. O game é baseado em um clássico RPG de Mesa e promove uma experiência única.

A ideia básica por trás de Card Hunter é bem simples. Temos um tabuleiro, alguns personagens e cartas à disposição. Por meio de dados, movemos os personagens e por meio das cartas, iniciamos uma batalha. Para quem busca por uma opção diferenciada dentro do gênero, esse título é perfeito.

KARDS – The WWII Card Game

Continuando com as opções diferenciadas, cito agora o ótimo KARDS – The WWII Card Game. Esse título, de 2020, não se difere muito dos outros pelas mecânicas, mas sim, pela temática. Geralmente, os jogos TCG focam em mundos fantasiosos e KARDS foca nas histórias da Segunda Guerra Mundial.

Curiosamente, apenas a abordagem diferenciada, em relação à temática, já deu a KARDS – The WWII Card Game um apelo enorme. Ademais, o jogo é muito bem construído, conta com mecânicas interessantes e promove duelos de tirar o fôlego. Não deixe de dar uma olhada nessa opção.

World of Myths

Simples e eficiente, World of Myths, que ainda está no regime “Early Access”, fez a sua estreia em 2019, e tem proporcionado uma experiência muito divertida para os players. O game oferece um sistema de batalhas com regras únicas e consegue se posicionar entre os melhores jogos de cartas gratuitos da atualidade.

World of Myths traz como temática um mundo povoado por divindades bem conhecidas, pertencentes a várias religiões. Devido a isso, os conflitos ganham proporções épicas. As estratégias devem ser muito bem elaboradas, pois a ideia do jogo é destruir os templos do adversário e não as cartas.

HearthStone

Para fechar esta lista com os melhores jogos de cartas gratuitos, eu não poderia citar outro game a não ser o poderoso HearthStone. Lançado em 2014, o título pode ser considerado o grande responsável pelo “boom” de popularidade que os jogos TCG tiveram nos últimos anos.

HearthStone trouxe ao gênero um apelo ainda maior e conseguiu expandir a sua popularidade ao exibir cartas baseadas no universo de Warcraft. A jogabilidade é fácil de ser assimilada, embora existam camadas de profundidade que fazem as disputas ficarem bem acirradas. Em suma, uma lenda!

Jogos de Cartas Gratuitos: tem outros a indicar?

Ao longo desta lista, eu apresentei alguns dos melhores jogos TCG que podemos encontrar na web e jogar de forma gratuita. Ainda assim, eu sei que o gênero está recheado de grandes games. Por isso, eu gostaria de lhe pedir um favor…

Caso conheça outros títulos dignos de serem incluídos entre os melhores jogos de cartas gratuitos da atualidade, fique à vontade para fazer as suas indicações, no campo dos comentários, ok? Se quiser compartilhar o post, para pedir a opinião dos seus amigos, melhor ainda. Assim, nós criaremos uma lista com o “melhor do melhor”. Conto com você! Até mais…

Deixe seu comentário!