Melhores Jogos Grátis da Steam: 22 Destaques “Free” da Loja da Valve

Montar uma lista com os melhores jogos grátis da Steam não é uma tarefa fácil. Afinal, a loja da Valve possui tantos títulos gratuitos à disposição, que fica bem complicado fazer uma seleção e separar aqueles que possuem os maiores níveis de qualidade.

Ainda assim, eu aceitei o desafio, “corri” até a tag “Grátis para Jogar”, adicionei alguns filtros à minha busca e comecei a analisar as opções. Para poder criar uma lista bem democrática e versátil, considerei a relevância e os reviews que os players deixaram acerca dos jogos.

Enfim, isso quer dizer que esta lista com os melhores jogos grátis da Steam irá oferecer uma ideia bem clara das opções gratuitas (de alta qualidade) que você poderá começar a explorar assim que finalizar a leitura. Sendo assim, sem mais delongas, bora para a lista?

DOTA 2

Sinceramente, creio que nenhum título é mais indicado para abrir esta lista com os melhores jogos grátis da Steam do que DOTA 2. Esse fenômeno do mundo dos eSports foi lançado oficialmente em 2013 e, desde então, tem feito parte da história de milhões de gamers em todo o mundo.

Classificado como um MOBA, o game dá aos players uma série de heróis distintos e as missões de defender uma base e destruir a base adversária. O gameplay é bem estratégico e movimentado. Não à toa, as competições oficiais conseguem prender a atenção do público e gerar fortes emoções.

Path of Exile

Dentre todos os títulos que, em algum momento, já foram comparados à lendária franquia Diablo, Path of Exile, de 2013, é o mais bem-sucedido. Com suas mecânicas movimentadas e seus combates cheios de ação, o game conseguiu se afastar da “sombra” dos games da série da Blizzard e conquistou muitos fãs.

Embora um Path of Exile 2 já esteja em produção, esse título continua recebendo atualizações e mantendo uma comunidade muito forte. Sem sombra de dúvidas, é uma opção gratuita incrível, para quem não dispensa um bom Hack and Slash com habilidades que parecem um espetáculo pirotécnico. Grande game!

Destiny 2

Destiny 2, lançado em 2017, só entrou para a lista dos melhores jogos grátis da Steam recentemente. O título era pago, mas a Bungie, sua desenvolvedora, surpreendeu a todos (em 2019) ao “transferir” o game para o formato “Free-to-Play”. E, claro, todos adoraram a surpresa.

Destiny 2 é um excelente jogo de tiro em primeira pessoa, que conta com uma premissa interessante e uma ambientação que mescla ficção científica e misticismo. O game tem opções PVE e PVP, o que o torna uma opção excelente para diversos tipos de players.

Warframe

Aproveitando a deixa do jogos “sci-fi/místicos”, cito agora o ótimo Warframe, de 2013. Esse jogo oferece uma experiência em terceira pessoa que é marcada por um alto nível de ação. A movimentação é intensa e os combates são sempre eletrizantes.

Warframe é uma das opções mais populares da Steam e essa popularidade é devida ao fato de que o game continua recebendo muitas atualizações. Na verdade, segundo algumas informações, já existem planos para a criação de um port dessa aventura para o PS5 e o Xbox Series X. E isso mostra a força do game.

Smite

Dentro do gênero MOBA, Smite (2015) pode ser considerado como a terceira força, surgindo como uma alternativa aos gigantes DOTA 2 e League of Legends (LOL). E sim, mesmo não sendo tão famoso quanto os dois games citados, esse jogo garante boas horas de diversão, com suas premissas e mecânicas interessantes.

Em linhas gerais, Smite consegue se destacar por colocar divindades de todo o mundo no papel dos heróis. Assim, em uma mesma partida, temos conflitos do tipo “Zeus versus Thor”, “Cthulhu versus Anúbis”, etc. Isto é, um título de respeito e que merece ser experimentado.

Yu-Gi-OH! Duel Links

No que tange aos jogos do gênero TCG (Trading Card Game), a quantidade de opções gratuitas é enorme. Por isso, tive que incluir alguns desses games nesta lista. Para começar, apresento Yu-Gi-OH! Duel Links, que foi lançado em 2017 e vem promovendo muitos duelos interessantes ao longo dos anos.

Yu-Gi-OH! Duel Links se destaca por apresentar uma versão simplificada (e muito mais dinâmica) das regras do jogo original. Dessa maneira, os players conseguem entender as mecânicas rapidamente e aproveitar as muitas cartas e estratégias que ficam ao “alcance das mãos”. É hora do duelo!

Brawlhalla

Dentre os melhores jogos grátis da Steam, Brawlhalla é, com toda a certeza, um dos mais divertidos. O jogo, que estreou em 2017, é marcado por combates intensos entre personagens caricatos e por apresentar modos de jogos extremamente desafiadores.

Mesmo tendo construções 2D bem simples, Brawlhalla apresenta ilustrações muito bem feitas e sempre há uma colaboração interessante com algum personagem famoso. Resumindo, se você quer um bom jogo de luta/plataforma, não deixe de conferir essa opção.

Team Fortress 2

Como esta lista foca apenas nos jogos grátis da loja da Valve, é mais do que óbvia a presença de títulos dessa desenvolvedora entre os itens, não é mesmo? Nesse caso, cito agora o divertido Team Fortress 2, de 2007. Esse game já é um clássico, mas continua muito atrativo.

De uma forma resumida, esse jogo de tiro em primeira pessoa coloca equipes de players em arenas desafiadoras e modos de jogo que não deixam a adrenalina cair nem por um segundo. Os personagens são caricatos, mas eles levam a sério os conflitos armados. Muito bom!

Paladins

Apesar de ter sido acusado de ser uma cópia de Overwatch, os desenvolvedores de Paladins alegaram que o jogo é inspirado no icônico Team Fortress 2, que eu citei acima. Comparações à parte, esse título merece ser destacado por seu gameplay movimentado e pela ambientação peculiar.

O game estreou em 2018 e já conseguiu construir uma boa base de fãs. Suas mecânicas, típicas dos melhores jogos de tiro em primeira pessoa, são bem interessantes e deixam os combates ótimos. O jogo foca no trabalho em equipe e, por esse motivo, essa é uma ótima alternativa para jogar com os amigos.

Kards – The WWII Card Game

Como eu destaquei, os jogos do gênero TCG são muito populares e merecem bastante atenção. Nesse caso, apresento agora o interessante Kards – The WWII Card Game. Lançado oficialmente em 2020, o game foge dos mundos mágicos, que são comuns ao gênero, e apresenta cartas baseadas na Segunda Guerra Mundial.

Com um visual muito bonito, Kards – The WWII Card Game consegue se destacar em um gênero bem disputado. Além disso, seu gameplay conta com mecânicas inovadoras e as atualizações têm sido lançadas com bastante frequência. Vale a pena experimentar.

Minion Masters

Para fechar a primeira metade desta lista com os melhores jogos grátis da Steam, resolvi chamar a sua atenção para Minion Masters, um jogo de 2019 que traz uma proposta bem diferenciada. O jogo não é tão badalado, mas quem decide experimentar a aventura geralmente não se arrepende.

Minion Masters se posiciona como um “produto” híbrido, ou seja, o jogo apresenta uma mescla de elementos dos gêneros TCG, MOBA e Tower Defense. E essa “salada” funciona de uma forma bem dinâmica, com combates rápidos e marcados por muitas estratégias mirabolantes. Não deixe de dar uma olhada!

Helltaker

Abrindo a segunda metade desta lista com os melhores jogos grátis da Steam, temos o divertido Helltaker. Esse indie peculiar foi lançado em 2020 e, rapidamente, alcançou altos níveis de popularidade na loja da Valve, mesmo com seus gráficos simples.

Em suma, Helltaker é um jogo de aventura e puzzles que possui alguns elementos de jogos do gênero “dating sim”. O game não tem uma narrativa muito profunda, mas garante muitas horas de diversão com seu gameplay movimentado e altamente desafiador.

Fallout Shelter

Pertencente à famosa franquia Fallout, Fallout Shelter, de 2017, é um game de simulação que coloca os players nas famosas “Vaults” e os desafia a sobreviver e prosperar no mundo pós-apocalíptico que é uma marca registrada da série. E, acredite… a luta pela sobrevivência não é fácil.

Apesar dos gráficos desenhados e do “tom cômico”, Fallout Shelter é um jogo que merece ser levado a sério e traz muitas mecânicas inteligentes. De certo modo, esse game acaba se tornando uma experiência obrigatória para os fãs da franquia Fallout.

Battlerite

Combates intensos entre equipes formadas por poderosos heróis. Essa pode muito bem ser a descrição do ótimo Battlerite, de 2017. O jogo foca totalmente nos combates e na ação, promovendo momentos de alta adrenalina para os “guerreiros de plantão”.

Battlerite exibe gráficos bem atrativos e uma boa série de arenas. Com isso, a ambientação fica bem adequada ao estilo do jogo e os players ganham um plano de fundo perfeito para as disputas. Para completar, o game ainda traz avançados sistemas de customização, o que dá aos players uma enorme gama de possibilidades.

Dark Deception

Surgindo como o “diferentão” desta lista com os melhores jogos grátis da Steam, Dark Deception, de 2018, é a opção perfeita para quem curte jogos de terror e gosta de levar alguns sustos e superar situações marcadas por uma enorme pressão psicológica.

Dark Deception é bastante imersivo, por conta da visão em primeira pessoa, e traz alguns labirintos sombrios e infestados por monstros terrivelmente ridículos. A história é bem atrativa e, no fim das contas, a experiência acaba se tornando bem estratégica, já que cada passo deve ser muito bem pensado.

Deceit

Assim como Dark Deception, Deceit também segue uma linha bem sombria. No entanto, o jogo oferece uma experiência multiplayer mais arrojada, com fortes elementos de jogos de ação e de tiro em primeira pessoa. A ambientação é bem “pesada” e cria um clima bastante hostil para os players.

Em síntese, Deceit (2017) coloca os players em um ambiente desconhecido, bem ao estilo “Jogos Mortais”, e uma voz misteriosa diz que um dos membros do grupo foi infectado com um vírus mortal e deverá caçar a todos, se quiser sobreviver. Como não poderia deixar de ser, as coisas ficam caóticas após esse anúncio.

Heavy Metal Machines

Chegamos a um dos meus favoritos, nesta lista com os melhores jogos grátis da Steam. Sim, Heavy Metal Machines é um dos jogos grátis que eu mais tenho jogado no momento. E esse favoritismo guarda relação com o fato de que esse título remete a jogos lendários, como Rock & Roll Racing e Twisted Metal.

Heavy Metal Machines (2018) é um MOBA no qual os heróis dão lugar a veículos armados e as arenas, a pistas de corrida. O jogo é movimentado, divertido, desafiador e cheio de opções e modos de jogo. Vale destacar que esse é um produto brasileiro, ou seja, você tem muitos motivos para conferir!

Awesomenauts

Awesomenauts, lançado em 2012, é outro MOBA diferenciado que eu fiz questão de incluir nesta lista. O jogo ostenta com orgulho o título de “2D MOBA” e promove disputas eletrizantes entre trios de players. Como plano de fundo, cenários dignos dos grandes jogos de plataforma deixam as coisas ainda mais atrativas.

Por mais que o gameplay de Awesomenauts seja um espetáculo à parte, o jogo chamou a minha atenção por conta do seu estilo visual. As artes têm uma aparência que remete aos desenhos animados da década de 1980 e isso faz as disputas ficarem ainda mais emocionantes.

Tactical Monsters Rumble Arena

Para presentear o seu “general interno”, resolvi incluir nesta lista o diferenciado Tactical Monsters Rumble Arena, de 2018. Mesmo com um estilo visual um tanto quanto infantil, esse game traz construções dignas dos melhores RPGs táticos da história e promove conflitos desafiadores.

Como o nome do game sugere, as aventuras focam em conflitos entre monstros, dentro de muitas arenas distintas. As disputas acontecem em turnos e, logicamente, cada movimento deve ser muito pensado, se você deseja avançar e superar os muitos obstáculos e adversários que surgem pelo caminho.

Gwent: The Witcher Card Game

Como eu citei alguns belos jogos do gênero TCG, não poderia deixar de fora o poderoso Gwent: The Witcher Card Game, de 2020. Esse jogo, impulsionado por  ter o apoio do nome da franquia The Witcher, conseguiu conquistar muitos players rapidamente, com suas mecânicas e seus combates dinâmicos.

O título apresenta cartas baseadas no universo da franquia The Witcher e promove duelos bastante estratégicos, que exigem decisões rápidas, um bom planejamento e, em muitos casos, a habilidade para blefar. Caso curta o gênero TCG e esteja a fim de uma nova experiência, aproveite tudo que Gwent: The Witcher Card Game tem a oferecer.

PlanetSide 2

PlanetSide 2 poderia muito bem ser somente mais um dos muitos jogos de tiro em primeira pessoa existentes no mundo. Todavia, como grande diferencial, o título apresenta conflitos de escala global, que reúnem muitos jogadores em uma guerra que parece nunca ter fim.

Para enriquecer essa ideia, o game ainda conta com um visual sci-fi de alta qualidade, facções, classes, veículos e armas com um enorme poder destrutivo. No geral, PlanetSide 2 é um jogo que realmente leva a ideia de guerra global a um outro nível e, por esse motivo, merece a sua atenção.

Counter-Strike: Global Offensive

Para fechar esta lista com os melhores jogos grátis da Steam, nada melhor do que citar outro fenômeno da Valve. E qual fenômeno seria? Counter-Strike: Global Offensive, claro! O game se tornou gratuito no fim de 2018 e até hoje é um dos recordistas, em termos de volume de players jogando simultaneamente.

Falar de Counter-Strike: Global Offensive (2012) é algo como “chover no molhado”. O game é um dos jogos de tiro em primeira pessoa mais bem-sucedidos da história, um grande nome do mundo dos eSports e uma experiência obrigatória para os fãs de um bom tiroteio virtual.

Melhores Jogos Grátis da Steam: É Só Baixar e Aproveitar!

Conforme eu destaquei no início deste post, montar uma lista com os melhores jogos grátis da Steam não é uma tarefa simples. Como pôde perceber, os 22 títulos que eu separei são experiências de alto nível, mas, ainda assim, deixei muita coisa boa “de fora”.

Assim sendo, convido você a compartilhar esta lista e comentar, informando quais são os melhores jogos grátis da Steam, na sua opinião. Dessa forma, poderemos criar uma grande lista e deixá-la à disposição de todos os players que desejam economizar na jogatina e ainda viver grandes aventura. Conto com a sua ajuda. Até mais…

Deixe seu comentário!