O que é Ray Tracing? Entenda a Tecnologia Mais Comentada do Momento!

RTX

Desde que as novidades acerca do PS5 e do Xbox Series X passaram a ser liberadas, a pergunta “o que é Ray Tracing?” tem se tornado cada vez mais comum na web. E isso vem acontecendo, pois a tecnologia em questão tem sido constantemente apontada como um dos maiores destaques da próxima geração de consoles.

Logicamente, como a maior parte dos gamers só quer saber de jogar, os questionamentos relacionados à referida tecnologia giram em torno de um único objetivo: saber como esse “lance tecnológico” irá influenciar a experiência com os jogos.

Então, para explicar o que é Ray Tracing e mostrar como os jogos serão afetados por ele, eu resolvi criar este post. Conforme irá notar, tratei de simplificar bastante os conceitos e utilizei exemplos do dia a dia para facilitar o seu entendimento. Vamos começar?

O que é Ray Tracing?

Tecnicamente, o Ray Tracing é um algoritmo de computação gráfica utilizado para otimizar a renderização de imagens tridimensionais. Como seu nome sugere (Traçado de Raios), esse algoritmo simula o trajeto que os raios de luz percorreriam no mundo real. 

Ok, mas… no bom e velho português… o que isso quer dizer?

Bem, vamos focar nas nossas vidas cotidianas. Em todos os lugares que vamos, a luz natural marca presença de alguma forma, não é mesmo? E essa luz pode variar em função de uma grande série de fatores, como a posição da fonte de luz, o horário do dia, a sua própria localização, etc.

Esse é um processo natural que, para nós, é simples de ser entendido. Contudo, quando tentamos replicar isso no mundo dos games, as coisas ficam extremamente complexas e exigem cálculos surreais para que um efeito próximo ao natural possa acontecer.

Nesse contexto, a tecnologia Ray Tracing ou RTX (como também é conhecida) surge para facilitar esses cálculos e garantir efeitos mais próximos à realidade, considerando, em tempo real, diversas variações de luz e de movimento.

Em suma, o Ray Tracing é um robô que ajudará os desenvolvedores a simular a luz natural dentro dos games, de uma forma jamais vista anteriormente.

Na prática, o que o Ray Tracing vai adicionar aos games?

Agora que você sabe o que é Ray Tracing, podemos falar sobre algumas situações nas quais essa tecnologia vai mostrar todo o seu poder.

Nesse caso, o ponto mais sensível é o fato de que uma melhor simulação da luz natural implicará em construções cada vez mais realistas. Sim, os ambientes dos jogos vão ficar ainda mais impressionantes e, por consequência, a imersão será favorecida ao máximo.

Como o Ray Tracing considera as muitas variações da luz natural, podemos esperar que as superfícies reflexivas fiquem bastante otimizadas. Por exemplo, os lindos carros dos jogos de corrida que todos amamos irão brilhar de forma ainda mais intensa e realista.

Na verdade, ficar falando sobre aquilo que podemos esperar não é tão legal quanto visualizar em tempo real… confira abaixo um vídeo que usa o game Battlefield 5 como exemplo (o áudio está em inglês, mas são as imagens que importam, nesse caso)…

O que é Ray Tracing? O Futuro dos Games!

No começo deste post, eu deixei claro que a questão “o que é Ray Tracing?” só começou a ficar mais popular após a confirmação de que o Xbox Series X e o PS5 contarão com a referida tecnologia.

Nesse caso, a AMD que é a empresa responsável pelas placas gráficas de arquitetura RDNA 2, que estarão nos consoles da próxima geração, já apresentou uma demo capaz de deixar qualquer um empolgado. Dê uma olhada…

É bom ressaltar que o Xbox Series X terá o DirectX 12 Ultimate, que é uma tecnologia (da Microsoft) capaz tornar o Ray Tracing ainda mais poderoso. 

De qualquer forma é inegável que essa tecnologia ainda tem muito a evoluir e, no fim das contas, são os players que irão colher todos os benefícios.

Vale destacar também que o Ray Tracing não é uma exclusividade dos consoles. As placas de vídeo mais recentes, como as RTX da NVIDIA, também contarão com essa tecnologia. Aliás, há rumores de que placas mais poderosas do que os consoles da próxima geração já estão a caminho.

Para finalizar, espero que as minhas explicações tenham lhe ajudado e entender o que é Ray Tracing e como essa tecnologia irá favorecer a sua jogatina. Como pôde notar, tratei de simplificar bastante as coisas e tentei deixar claro que o futuro do mundos dos games nos reserva experiências cada vez mais realistas. Até mais…

Deixe seu comentário!