Jogo de Criança? 12 Opções Bem Tranquilas para os Pequeninos

Se você vem buscando por um jogo de criança para fazer a alegria da molecada, não deixe de conferir as 12 opções desta lista!

O termo “jogo de criança” é utilizado hoje em dia para designar games cuja temática é bem acessível para os pequeninos. Isto é, esse tipo de game é adequado para certas faixas etárias e evita expor as crianças a situações mais “pesadas”.

Como o mundo dos games tem proporcionado experiências cada vez mais realistas e maduras, o dever dos pais e responsáveis é estabelecer um filtro capaz de evitar aspectos mais sensíveis, como a violência, a linguagem ofensiva, etc.

Sabendo disso, tratei de criar uma lista com 12 opções que se encaixam perfeitamente na classificação “jogo de criança”. Melhor ainda, aqui você encontrará títulos que podem ser aproveitados em conjunto, ou seja, você encontrará opções para jogar junto com a “molecada”… vamos conferir? 

Overcooked!

Overcooked!

Para “dar o tom” da minha lista, resolvi começar com a indicação de uma das franquias mais divertidas para se jogar no velho esquema “co-op”. Sim, tanto Overcooked! (2016) quanto Overcooked! 2 (2018) são opções incríveis para a diversão em família.

Nesses games, os players assumem o papel de chefs caricatos e devem fazer tudo o que for possível para deixar os clientes satisfeitos. Apesar de o jogo ser desafiador, as mecânicas básicas são bem simples e as crianças podem aprender, enquanto jogam, o real valor do trabalho em equipe.

Uno

Uno

Uno é um jogo de cartas muito conhecido e amado em todo o mundo. Por esse motivo, sua versão digital, lançada em 2016, acaba se tornando um jogo de criança bastante óbvio para enriquecer esta lista. E o melhor, é que as regras são as mesmas do jogo original, mas a experiência pode ser aproveitada de forma online.

No geral, o jogo é bem leve e muito simples de ser entendido. Quando um grupo de quatro pessoas é formado, a diversão atinge seu patamar mais elevado. Essa é uma opção para quem realmente não quer se preocupar com o tipo de conteúdo que a criança irá consumir.

Moving Out

Moving Out

Seguindo a mesma linha dos jogos da franquia Overcooked!, em termos de gráficos e trabalho em equipe, Moving Out (2020) é um jogo cooperativo que foca na realização de mudanças. Isso mesmo! Encher o caminhão, levar móveis e outros objetos para lá e para cá.

Obviamente, para deixar as coisas mais interessantes, o game conta com desafios bem intensos e coloca muitos obstáculos no caminho dos players. Moving Out é mais uma opção que você poderá aproveitar junto com a criançada e, sem dúvidas, irá curtir.

Castle of Illusion

Castle of Illusion

Falemos agora de uma opção que pode gerar fortes emoções. Castle of Illusion foi lançado em 1990 para o Mega Drive e, muito provavelmente, quem foi criança naquela época experimentou essa aventura. Sendo assim, o remake do jogo, que foi lançado em 2013, é uma excelente opção para as crianças de hoje.

Com gráficos coloridos e mecânicas bem simples, Castle of Illusion oferece uma experiência bem leve e agradável. Além disso, o jogo conta com opções que favorecem a customização do icônico Mickey, o que é um atrativo adicional para as crianças.

Rayman Legends

Rayman Legends

Ao citar Castle of Illusion, acabei entrando no mundo dos jogos de plataforma. Então, nada melhor do que citar uma das melhores opções para esse gênero, não é mesmo? Bem, essa opção é Rayman Legends, de 2013. O game é um verdadeiro espetáculo de cores e pode ser aproveitado no esquema co-op.

Nessa aventura, os players assumem o papel de personagens bem divertidos e desbravam mundos mágicos e cheios de desafios. As cores, a temática e a leveza dos diálogos são alguns dos elementos que fazem esse ser um ótimo “jogo de criança”. Vale a pena conferir.

DuckTales: Remastered

DuckTales: Remastered

Ainda falando sobre belos jogos de plataforma, cito agora o excelente DuckTales: Remastered, lançado em 2013. O game é uma versão remasterizada do clássico de 1989, que brilhou no NES e no Game Boy, e promove uma aventura que garante muitos momentos de diversão.

Vale destacar que o trabalho de remasterização foi todo feito à mão. Logo, as construções acabam tendo um ar muito mais bonito. No que tange às mecânicas, o jogo é bem simples e divertido. O único “problema” é a ausência do co-op (você vai ter que ficar apenas observando).

Machinarium

Machinarium

Fugindo um pouco dos jogos de plataforma, decidi incluir nesta lista o aclamado Machinarium. Esse game, que foi lançado em 2009, não tem um ritmo muito acelerado, mas apresenta uma história cativante, de uma forma extremamente lúdica. Aliás, não seria exagero comparar esse game a um livrinho de histórias.

De modo geral, Machinarium é um jogo de puzzles cujos gráficos beiram o “estado da arte”. A história do robô Josef é realmente encantadora e a busca pelas soluções dos quebra-cabeças favorece o raciocínio das crianças de forma substancial. Grande opção!

Unravel

Unravel

Caminhando na esteira de Machinarium, gostaria de chamar a sua atenção para o incrível Unravel (2016). Esse indie é mais uma obra-prima que desafia o raciocínio das crianças, enquanto vai revelando uma história dotada de uma poderosa carga emocional.

Para o azar dos pais, o jogo não possui um modo multiplayer e isso os força a ficar “de lado”, apenas observando e ajudando (quando necessário). Unravel é uma experiência única que merece ser muito mais conhecida do que é. Portanto, não deixe de considerar a apresentação desse título para o seu pequenino.

Mimpi Dreams

Mimpi Dreams

Quer um jogo de criança bem fofinho? Mimpi Dreams, de 2015, é a escolha perfeita. Nesse game, os players assumem o controle de um cãozinho (Mimpi) e devem se aventurar pelos sonhos do pet, a fim de salvar os amigos dele, diante dos muitos perigos que surgem ao longo da jornada.

Como eu destaquei, Mimpi Dreams é o jogo das “fofuras”. Tudo no game nos faz suspirar. Os cenários são lindos, mesmo com seus desenhos casuais e pouco ortodoxos. Em suma, esse é um game de plataforma bem lúdico e perfeitamente ajustado para a classificação “jogo de criança”.

Guacamelee!

Guacamelee

A franquia Guacamelee! pode ser a opção mais madura desta lista. Afinal, os dois títulos da série, lançados em 2014 e 2018, seguem a linha dos melhores jogos metroidvania e oferecem uma experiência capaz de encantar muitos adultos.

Todavia, as construções do jogo, suas mecânicas e, especialmente, os diálogos tornam as aventuras dos heróis mascarados muito acessíveis para a criançada. Na verdade, o jogo tem algumas piadas leves e tão engraçadas que já vi algumas crianças segurando a barriga, de tanto rir. Aproveite as “luchas”!

Lovers in a Dangerous Spacetime

Lovers in a Dangerous Spacetime

Uma lista com jogos infantis não ficaria completa sem uma bela viagem pelo espaço, não acha? Então, apresento a você o ótimo Lovers in a Dangerous Spacetime (2015). Esse título apresenta um modo co-op de respeito e uma versão impecável do espaço sideral.

De uma forma resumida, Lovers in a Dangerous Spacetime pode ser considerado um shooter que coloca os players em uma nave espacial e os desafia a enfrentar as força do Anti-Amor. O que chama a atenção é o fato de a jogabilidade não ser frenética e dar aos pequeninos uma experiência bem tranquila. Excelente opção!

Pikuniku

Pikuniku

Para fechar a lista, meu eleito é um jogo de criança que conseguiu conquistar muitos adultos: Pikuniku (2019). Esse é aquele tipo de jogo que surpreende o player com o passar do tempo. As coisas começam bem fofinhas, bem engraçadinhas e, no fim, diversas lições importantes (e emocionantes) são ensinadas.

Pikuniku tem um ótimo modo co-op e sua leveza faz com que as crianças acabem adorando a aventura. Os desafios são bem moderados e os personagens, apesar de serem criaturas bem simples, são cheios de vida. Resumindo, o título perfeito para arrematar esta lista.

Jogo de Criança: aproveite a jogatina com os “baixinhos”!

Sinceramente, qualquer título apresentado nesta lista irá garantir momentos de muita diversão para a criançada e, no caso dos jogos que possuem modos cooperativos, para os adultos também.

Assim sendo, o ideal é você buscar por esses títulos e aproveitar as muitas promoções que surgem vez ou outra. Desse modo, você sempre poderá oferecer um novo jogo de criança para o seu “baixinho” exigente. Espero ter ajudado! Até mais…

Deixe seu comentário!